Sesa e Municípios definem que Linhares fará o gerenciamento da Rede Cuidar

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu com prefeitos e secretários de saúde, em Linhares, nesta terça-feira (28), para debater o modelo  de gerenciamento da Rede Cuidar na Região Central de Saúde. O resultado da reunião foi a definição de que quem fará o gerenciamento da unidade é a prefeitura do município de Linhares, onde o serviço está instalado, no bairro Três Barras.  Participaram da reunião prefeitos e secretários de saúde de Linhares, João Neiva, Marilândia, Rio Bananal, Sooretama, Vila Valério, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte, Águia Branca e Alto Rio Novo.

"O objetivo desta reunião foi definir com os dez prefeitos como vai ser o modelo de gerenciamento da Rede Cuidar. O projeto é regional e envolve o Estado e os municípios. Essa foi uma decisão  coletiva, definida junto com todos os municípios que serão atendidos pela unidade da Rede Cuidar em Linhares. Feito isso, agora vamos definir os próximos passos para implantar a Rede Cuidar", explicou o secretário Ricardo de Oliveira.

O prefeito de Linhares e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Guerino Zanon, destacou que os gestores que integram a Região Central  tem pressa para ver o serviço funcionando. "Essa luta nossa vem de muitos anos. Nossa meta é abrir o mais breve possível para ampliar o atendimento e o acesso da população destas cidades com consultas e exames especializados", disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O secretário de Saúde de Linhares explicou que a novidade é que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sairá do atendimento com um plano de cuidado que inclui orientações de nutrição e de atividades físicas. "Esse plano de cuidado será feito por um conjunto de especialistas (médico, enfermeiro, nutricionista, educador físico, assistente social, e outros) em função do caso de saúde de cada paciente. Com isso, o paciente não mais será atendido por um especialista e sairá da consulta com uma receita médica e um pedido de exames", explicou Massucatti.

A Rede Cuidar é um novo modelo de atenção à saúde que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, abrangendo desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados até a rede hospitalar. A definição dos modelos de gestão e gerenciamento é um passo essencial para a abertura da Rede Cuidar, pois é a partir desta decisão que começam a ser encaminhados o  processo de concessão do imóvel e dos bens móveis, por exemplo, entre outras medidas para o funcionamento da unidade. 

Em paralelo ao processo de operacionalização do serviço, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), junto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) – que desenvolveu a metodologia de planificação da atenção à saúde-, realizará a planificação da atenção primária em todos os municípios da Região Central de Saúde, inclusive os que não aderiram à Rede Cuidar. A planificação vai mudar os processos de trabalho e as rotinas institucionais da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e da atenção ambulatorial especializada, que oferece consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento. 

Todo esse processo de mudança tem sido coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde contando com a parceria dos municípios capixabas. Na Região Central de Saúde, as oficinas de planificação devem começar em fevereiro de 2018, mas agora em dezembro, no dia 07, será realizado o Seminário de Lançamento da Planificação na Região Central.

O que já está acordado com os dez municípios que aderiram à Rede Cuidar na Região Central de Saúde são as linhas de cuidado. No local, serão ofertados consultas, exames e procedimentos na área materno-infantil e doenças crônicas (hipertensão, diabetes e oncologia diagnóstica). Essas linhas de cuidado foram definidas pelos próprios municípios e essa definição foi aprovada na Comissão Intergestores Regional (CIR). 

 
Saiba mais

Entre os benefícios da Rede Cuidar para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região. 

Estão previstas a implantação de cinco unidades da Rede Cuidar nas quatro regiões do Estado. As unidades estão localizadas em Nova Venécia (em funcionamento), Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins. Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória

A Região Central de Saúde compreende os municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos  do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.