Agricultura reúne lideranças de São Rafael para traçar cronograma de construção de caixas secas

A água tem sido uma constante preocupação em todo o mundo. Em Linhares, neste longo período de estiagem, o seu aproveitamento e o seu armazenamento têm sido prioridades. Por conta disso a secretaria municipal de Agricultura, por meio do programa de Conservação de Água e Solo do Plano Municipal Agropecuário – o Plano Agro –  desenvolveu o projeto de construção de caixas secas para amenizar os danos causados pela falta de chuvas, em busca de alternativas de preservação e também de obtenção das ofertas hídricas que surgem e a sua reservação nas propriedades.

Na manhã desta terça-feira (28), o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, esteve reunido com lideranças comunitárias do distrito de São Rafael, para traçar o cronograma de construção das caixas secas no decorrer do ano de 2018 e que vai priorizar as microbacias dos córregos de São Sebastião, da Onça, Quati e Timirim. De acordo com Franco Fiorot as caixas secas irão melhorar a oferta de água para o setor agropecuário local. "Após estudos realizados por nossa equipe e diálogo com a comunidade, vamos iniciar nas próximas semanas essas ações que estão alinhadas com nosso Programa e trarão benefícios significativos para a agricultura local", destaca.

"Os principais objetivos da construção de caixas secas, são os de reter e fazer a água das chuvas infiltrarem, melhorando a vazão do córrego; conservar o solo; minimizar o assoreamento e conservar estradas", explicou Rafael Buffon, diretor da secretaria municipal de Agricultura. Os trabalhos já são desenvolvidos nas estradas vicinais e propriedades da região do Córrego Polidoro, um dos afluentes da microbacia do Córrego Farias, pertencente a sub-bacia do Rio Ibiribas, que foi a primeira a receber a ação dentro do programa de Conservação de Água e Solo.

A caixa seca é um buraco cavado em encostas nas margens das estradas que capta a água da chuva e os sedimentos levados por ela. É um método que evita enxurradas, voçorocas, assoreamento dos rios e depredação das estradas, além de contribuir para o abastecimento do lençol freático e a vazão dos rios. O reservatório impede que a água arraste partículas sólidas, ao mesmo tempo que se infiltra no lençol freático e garante o abastecimento das nascentes no período de seca. 

Além da equipe da secretaria municipal de Agricultura e das lideranças comunitárias da região, o encontro contou com a presença do vereador Gelson Suave.