Prefeitura arrecada R$ 385 mil com leilão de veículos e bens inservíveis

O leilão de veículos e de bens inservíveis realizados pelo Município de Linhares na última quinta-feira (23) superou as expectativas. Foram arrematados todos os lotes, gerando uma arrecadação de cerca de R$ 385 mil. Esse valor volta para os cofres públicos para investimento nas ações e programas do município. 

De acordo com o Secretário Municipal de Gestão Patrimonial, Márcio Pimentel Machado, no leilão foram disponibilizados sucata ferrosa, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, cortes de madeira de podas de árvores, equipamentos de informática, motocicletas, máquinas pesadas, veículos de passeio e utilitários, entre outros bens inservíveis. 

Leilão

O leilão é uma modalidade de licitação prevista na Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e teve como objetivo a reorganização da administração patrimonial do município, com a alienação de diversos bens classificados como antieconômicos, considerando o precário estado de conservação e o alto valor que seria despendido para a recuperação dos mesmos. 

O certame foi e coordenado pela Comissão Especial Coordenadora de Leilão de Bens Móveis Inservíveis da Secretaria Municipal de Gestão Patrimonial e conduzido pelo Leiloeiro Público Oficial Mauro Colodete (Colodete Leilões), contratado por meio de licitação própria sem qualquer custo para os cofres públicos, já que a sua comissão, no percentual de 5% sobre o valor de arrematação, é de responsabilidade do arrematante do respectivo lote.

Mais de 30% dos lotes foram arrematados por meio de lances realizados via internet, em disputa acirrada com os diversos interessados que compareceram pessoalmente na Central de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras (Garagem Municipal), eis que os lances ocorreram nas modalidades online e presencial, simultaneamente.