Saúde implanta farmácias satélite para melhor atender cidadãos


A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde implantou cinco farmácias satélite no Município. Os bairros Araçá (unidade central), Conceição, Lagoa do Meio, Canivete e Planalto, já possuem uma farmácia satélite, realizando cerca de 150 atendimentos por dia, na região em que está localizada. A mudança beneficia os moradores, especialmente, com maior variedade de medicamentos no local, presença constante de farmacêuticos e melhor estrutura física. A ação é em cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta – TAC, realizado entre o Município e o Ministério Público Estadual – MPES, no ano de 2016. O documento estabeleceu a criação das unidades, que gradativamente são instaladas na cidade.

Segundo a secretaria de Saúde, até o próximo ano a farmácia satélite do bairro Interlagos I estará em pleno funcionamento atendendo toda região. De acordo com o secretário da pasta a implantação das farmácias satélite traz diversos benefícios para população, um deles é uma maior variedade de medicamentos que antes não era disponibilizada nas farmácias das unidades de saúde. "Um exemplo é a do bairro Nova Esperança, o local não era adequado e não tinha capacidade física de comportar todos os medicamentos necessários. Além disso, era cerca de dez atendimentos por dia e hoje com a farmácia satélite, nós atendemos uma média de 150 pessoas", explicou Valdir Massucatti.

O cumprimento ao TAC é feito desde o ano passado, gradativamente e a secretaria salienta que não houve alteração na distribuição de medicamentos no interior do município, que permanece distribuindo nas referidas Unidades de Saúde de cada região.