Guerino recebe reivindicações de líderes de assentamento e propõe ação conjunta de reflorestamento

O prefeito de Linhares Guerino Zanon recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (22) os líderes do assentamento Sezínio Fernandes de Jesus localizado na região de Humaitá. Na oportunidade, eles entregaram uma pauta de reivindicações que inclui manutenção de estradas e melhorias nas áreas da educação, cultura, lazer e saúde que visam melhorar a qualidade de vida das mais de 150 famílias que residem no assentamento. Durante o encontro o prefeito sugeriu uma ação conjunta de reflorestamento de áreas degradadas no entorno da localidade o que foi prontamente aceito pelos líderes. "Por meio do projeto Meninos da Terra vamos doar mudas nativas da mata Atlântica e frutíferas para que, numa ação conjunta, reflorestemos áreas do assentamento a exemplo do que estamos fazendo na região de Baixo Quartel em parceria com a Associação de Moradores", destacou.

Guerino ressaltou que vai estudar as reivindicações e encaminhá-las para as secretarias responsáveis para que uma solução dialogada com os líderes do assentamento seja encontrada. "Todas as reivindicações que estou recebendo serão analisadas pela nossa administração, inclusive, avaliar as condições financeiras da prefeitura para encaminhá-las, e juntamente com as secretárias responsáveis darmos os devidos encaminhamentos. São reivindicações justas e dentro de nossas condições faremos o possível para atendê-los, como sempre fiz e com prioridade na saúde e na educação", pontuou. O abastecimento de água no assentamento também foi discutido e o prefeito sinalizou para a viabilidade de um estudo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) para captação da água da chuva por meio da construção de cisternas de placas.

Durante o encontro o prefeito anunciou na região do assentamento a construção de caixas secas no decorrer do próximo ano e o projeto de construção anual de 20 pequenas barragens pela Prefeitura de Linhares para promover a segurança hídrica e reforçar o abastecimento de água nas áreas rurais do Município. "Conquistamos junto ao Governo do estado duas grandes barragens que serão construídas em Córrego Farias e Rio Quartel, áreas estratégicas para atender às regiões que historicamente apresentam redução na disponibilidade da água e que estão com os mananciais em estado extremamente crítico", explicou Guerino.

Uma das líderes do assentamento, Fátima Ribeiro, se mostrou satisfeita com o resultado do encontro com o prefeito. "Queremos agradecer o prefeito por nos receber e ouvir a nossa pauta de reivindicações para que possamos trabalhar em sintonia e com diálogo dentro das condições financeiras da prefeitura. Ele está atento às questões ambientais como a crise hídrica e saímos do encontro com boas notícias", finalizou.