Professoras de escola de Linhares incentivam alunos com ações interativas sobre Língua Portuguesa

O gosto pela Língua Portuguesa e todo universo educativo que ela proporciona são estimulados na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Prefeito Roberto Calmon, localizada no bairro Aviso de uma forma bem dinâmica. O grupo de professoras da matéria reuniu-se na promoção de diversas ações interativas sobre a disciplina. Feira literária, exposição de personagens da literatura, apresentação teatral e gincana foram realizadas na escola.

Veruska Pazito Ventura, Patrícia dos Santos, Nelir Colombo e Roberta Souza são as profissionais que estão promovendo todas as ações referentes a Língua Portuguesa, disciplina que todas ministram na instituição. "O ano de 2017 está sendo marcado na EMEF Roberto Calmon por leituras, interpretações, reflexões e ações voltadas para os valores fundamentais e universais. Os projetos de  leitura são destaques nesses assuntos", afirma Veruska Ventura.

Dentre os projetos citados já foram colocados em prática: a feira literária, onde os conhecimentos e discussões propostos em sala de aula sobre diversos tipos de literaturas fora expostos a comunidade escolar; uma alusão ao museu, aberto à visitação de alunos e profissionais da escola, com os alunos caracterizados dos personagens da literatura mundial; e a apresentação teatral "Viajando com o Pequeno Príncipe", que trabalhou a história original de Antonie Sant Exupéry. "O trabalho realizado vai além de ensinar a ler e escrever. A história do Pequeno Príncipe, por exemplo, é muito mais que um conto para crianças, nela há lições valiosas que ajudam no crescimento como pessoas e em agir como cidadãos responsáveis e protagonistas de suas próprias histórias", concluiu a professora Veruska.

Na sequência dos trabalhos, os alunos participaram ainda de uma gincana literária, onde o uso da linguagem, em suas diversas maneiras, foi utilizado como tarefa de produção de paródias, desafios de Rap, declamações de letras de Funk, desfile de personagens literários, palavras soletradas e arrecadação de livros literários. Já no dia 1º de dezembro os estudantes farão uma apresentação aos familiares e profissionais da EMEF, no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, no Centro de Linhares, às 19h30min, finalizando o projeto Acordar, que envolve todas as atividades realizadas no decorrer deste ano letivo.