Unidade Móvel para atendimento à Mulher chega em Povoação na próxima sexta-feira (10)

Linhares vai receber na próxima sexta-feira (10) ações que promovem a assistência no combate à violência contra a mulher. A unidade móvel de atendimento estará no distrito de Povoação das 9h às 16h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Urbana Penha Costa. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos em parceria com o Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e de Saúde, que prestam serviços de saúde, de assistência social, atividades de lazer e atrações culturais.

O atendimento em Povoação terá início às 9h, com apresentação musical durante a abertura. A programação inclui roda de diálogo, orientação jurídica, palestras, oficinas de artesanatos para crianças e adultos, atendimento do CadUnico – Cadastro Único, além de atendimentos de Serviço Social e ações de saúde com testes rápidos de sífilis, HIV e gravidez, aferição de pressão entre outros serviços. O objetivo dos atendimentos em veículo móvel é atuar na prevenção de crimes e da violência contra a mulher, através de ações de conscientização e empoderamento das mulheres. 

Para o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, a unidade móvel de atendimento às mulheres serve como espaço de interação entre sociedade civil e a Prefeitura, ampliando o alcance das políticas públicas e adequando-as a diferentes realidades como já acontece em todas as regiões do Município desde o início da atual gestão. "Uma atividade itinerante de promoção do respeito e da dignidade da mulher. Estas ações sempre terão o apoio da secretaria de Assistência Social", destaca Amantino.

"O Governo do Espírito Santo reconhece que o fenômeno da violência contra as mulheres constitui uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo diretamente o direito à vida, à saúde e à integridade física. Queremos abrir um espaço direto de atendimento, de combate e de prevenção, oferecendo um espaço de diálogo entre o poder público e a mulher", concluiu o secretário estadual dos Direitos Humanos, Júlio Pompeu.

Grupo

O Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo, presidido pela subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Helena Pacheco, foi criado pelo decreto de nº 4072-R, publicado no dia 08 de março de 2017, pelo governador Paulo Hartung.

O órgão, ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), tem como finalidade implementar estratégias e ações previstas no Pacto Estadual pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.