Prefeitura reúne-se com agricultores familiares para planejar reforço da merenda escolar em 2018

A Prefeitura de Linhares, através das secretarias municipais de Agricultura e Educação – por meio do Departamento de Alimentação Escolar, realizou três encontros com os produtores da Agricultura Familiar com o objetivo de traçar o planejamento do reforço no cardápio da merenda escolar do próximo ano. Respeitando-se os padrões exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Educação apresentou uma lista com dezessete itens, nos encontros que aconteceram nas localidades de Rio Quartel, Assentametno Sezínio e no Farias. Abóbora madura, aipim, banana da terra, banana prata, cebolinha, couve manteiga, feijão carioca, salsa e tomate já estão garantidos.

No próximo dia 25 de novembro, outro encontro será realizado para finalizar o planejamento. O Município segue com rigor a resolução 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica. O planejamento e fornecimento dos produtos seguem a lei 11.947/2009, cuja previsão é de que, no mínimo 30% do total dos recursos financeiros disponibilizados para a merenda escolar, sejam utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, por exemplo.

Segundo a secretaria de Agricultura, os produtores que tiverem interesse em fornecer seus produtos para o Município, devem estar devidamente cadastrados junto a Cooperativa de Agricultura Familir – CAF. Para informações sobre como realizar adesão à cooperativa, basta entrar em contato com a pasta, na Avenida Comendador Rafael, 1743 – Centro de Linhares. Telefone para contato: 27 3372-2013.

Merenda escolar em Linhares
No cardápio dos estudantes da educação infantil são ofertadas quatro refeições diárias, sendo: desjejum, almoço, lanche da tarde e jantar, enquanto no cardápio do ensino fundamental é disponibilizada uma refeição nos turnos matutino e vespertino. Ainda na alimentação escolar, também são oferecidas porções adequadas para cada modalidade de ensino.

Além da merenda tradicional há ainda o cardápio diferenciado para os alunos que apresentam diabetes, intolerâncias e alergias alimentares e para portadores de necessidades especiais. Os cardápios serão elaborados por três nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar.