Prefeito inaugura escola e autoriza o reinício das obras de três centros de educação infantil

A rede municipal de ensino de Linhares recebeu quatro novas e importantes conquistas na noite desta quinta-feira (26). A primeira delas, atende a uma espera de mais de 20 anos da comunidade do bairro Interlagos. A nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Fernandes de Almeida foi entregue pelo prefeito Guerino Zanon, pela secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli e demais autoridades. As outras três foram anunciadas pelo prefeito Guerino: ele autorizou o reinício imediato das obras de três centros de educação infantis municipais localizados nos bairros Santa Cruz, nas proximidades do Residencial Jocafe; Três Barras e no distrito de Bebedouro, no interior de Linhares. A construção das novas unidades de ensino ultrapassam R$ 4 milhões em investimentos.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon, destacou que a nova EMEF Antonio Fernandes de Almeida foi uma conquista da comunidade do bairro Interlagos que aguardou por este momento há vários anos. "A entrega desta bela escola faz parte do planejamento e reestruturação da educação que estamos fazendo desde o início do nosso governo. Junto a equipe da secretaria de Educação estamos valorizando os profissionais, aprimorando os aspectos pedagógicos e a qualidade da educação oferecida às nossas crianças. Hoje, garantimos a melhor merenda do Estado aos nossos estudantes e junto a iniciativa privada desenvolvemos projetos de educação ambiental e sustentabilidade, por exemplo, em quase toda a rede", destacou Guerino.

Já a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, salientou que a entrega da nova escola comprova o compromisso da gestão com a rede municipal de ensino. "É uma emoção diferente porque foi a primeira escola que visitei quando fui convidada a integrar a equipe de transição do prefeito Guerino. Ver este prédio totalmente construído, dotado de uma estrutura de qualidade, é a prova do respeito da Prefeitura pelo recurso público. De fato, o prefeito prioriza a educação, e educação de qualidade. Este é o nosso desafio diário e que também foi abraçado por todos os profissionais da educação de Linhares", disse a secretária.

Os novos Ceims

Os novos centros de educação infantis municipais serão construídos nos bairros Santa Cruz, nas proximidades dos residenciais Jocafe, no bairro Três Barras e no distrito de Bebedouro, no interior de Linhares. Juntas, as três unidades de ensino demandarão investimentos de mais de R$ 4 milhões com recursos da Prefeitura e também com o auxílio de recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Quando concluídos, os três Ceims ampliarão a oferta na rede municipal de ensino em quase 700 vagas.

As novas escolas são compostas de quatro módulos: bloco administrativo, pedagógico, bloco de serviços e bloco multiuso com sal de apoio à informática. O bloco administrativo abrigará recepção, direção, secretaria, sala de professores. O bloco pedagógico terá Creche I, II, II e pré-escola, fraldários, sala de atividades , sala de repousos, refeitório e solários.  O bloco de serviços contará com rouparia, lavanderia, depósito de material de limpeza, vestiário masculino e feminino, despensa, cozinha e lactário.  

"Com as medidas de austeridade fiscal que implantamos no início do governo estamos organizando as finanças e aos poucos retomando os investimentos em reformas, construção e reconstrução de unidades de ensino. No caso dos centros de educação infantis eles serão de extrema importância para suprir a ausência de vagas na rede, principalmente as de atendimento em tempo integral que beneficiam tantos papais e mamães que precisam trabalhar e não tem onde deixar os filhos", pontuou o prefeito.