Prefeito Guerino retoma entrega de enxoval para gestantes de alto risco atendidas na Casa Rosa

As gestantes de alto risco atendidas pela rede municipal de saúde receberam uma ótima notícia na manhã desta quinta-feira (26): o prefeito de Linhares Guerino Zanon retomou a entrega dos kits maternidade às futuras mamães atendidas na Casa Rosa e anunciou a ampliação do programa para as 33 unidades de saúde do município até o final deste ano. A viabilidade dos kits contou com o apoio da iniciativa privada. A entrega dos enxovais foi uma ação implantada na gestão do próprio Guerino, em 2010, e que foi interrompida por quatro anos. 

"Neste momento de tanta dificuldade financeira que estamos enfrentando é importante a participação de parceiros para o desenvolvimento de iniciativas como esta que mostra a nossa preocupação com as pessoas, com as mães e crianças, e que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos linharenses. Nosso trabalho desde o primeiro dia de governo é retomar com as políticas públicas essenciais a população, com prioridade na saúde e na educação", destaca o prefeito Guerino.

O kit tem como objetivo principal incentivar o aleitamento materno nas futuras mamães e é composto por um pacote de fraldas descartáveis, uma saboneteira e sabonete, álcool, gaze, um enrolador, um pagão, um par de meias, um par de luvas, uma toalha-fralda e um kit de saúde bucal. Além de receberem o kit, as gestantes participam de oficinas que esclarecem e orientam sobre assuntos como: alimentação, direitos da mamãe, pré-natal, parto e psicologia na gestação, tudo devidamente registrado num prontuário acompanhado pelos profissionais de saúde da Casa Rosa.

O secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, frisa que o programa é de extrema importância já que muitas vezes as futuras mamães não tem a oportunidade de ter um kit enxoval no primeiro momento da maternidade. "Sabemos que é um momento de fragilidade que precisam de mais conforto e carinho. Esse é também um incentivo para que elas acompanhem a gestação nas nossas unidades de saúde através dos exames de pré-natal que minimiza e previne os riscos no momento do parto", pontuou o secretário.

Para uma das gestantes contempladas, Rita de Cássia dos Santos, de 35 anos de idade, a entrega do kit é uma ajuda de grande importância. "O kit veio numa hora muito boa para mim e para minha família. Infelizmente meu esposo está desempregado e esse kit veio como uma ajuda realmente. Estou muito feliz e satisfeita com as reuniões, nós aprendemos muito e o meu desejo é que esse programa vá para as unidades também, vai ser muito importe", ressaltou.

A ação contou com as presenças do secretário municipal de Saúde Valdir Massucatti, do subsecretário de Saúde, Saulo Meireles, do Diretor da Casa Rosa, Dr. Carlos Brandão, da assistente social, Carolina Castelo Branco, da psicóloga Angélica Margon, da enfermeira Natália Caldara, do diretor do Naps, Itamar Teixeira, além de outros profissionais de saúde que atuam nos programas da Casa Rosa.