Secretário de Agricultura vai ao Salão do Chocolate de Paris para fortalecer o cacau linharense

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, viaja nesta semana para a França, onde vai se reunir com empresários da indústria do chocolate. Franco integra a comitiva empresarial brasileira, que tem representantes dos estados da Bahia, Espírito Santo e Pará, que vai participar do Salão do Chocolate de Paris, principal evento mundial do setor, que vai reunir 500 expositores da França e de outros países da próxima sexta-feira (27) até o dia 01 de novembro. Desta comitiva participa também o cacauicultor linharense Emir de Macedo Gomes Filho, o único brasileiro que teve amêndoas selecionadas para concorrer ao melhor chocolate do mundo. As amêndoas produzidas na Fazenda São Luiz, em Linhares, produzem o melhor chocolate do Brasil de acordo com a classificação do Salão do Chocolate de Paris.
A viagem é coordenada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, e na oportunidade Franco participará de encontros e reuniões com o objetivo de fortalecer a presença do cacau linharense no mercado exterior, discutir ações relacionadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva do fruto e estratégias para agregar mais valor ao produto feito tanto por grandes cacauicultores como por agricultores familiares. "Vamos discutir pontos que consideramos estratégicos e fundamentais para atingirmos metas importantes até 2020. Entre esses pontos estão a renovação da lavoura cacaueira do município, o investimento em tecnologia e a divulgação do nosso produto que vão contribuir para o desenvolvimento do cacau e chocolate de origem de Linhares conquistar o mundo", afirmou Fiorot.
Franco destaca que falar de cacau em Linhares é falar da história, do processo de desenvolvimento e urbanização do Município. "Estamos aqui para apoiar esse produto tão importante para a economia capixaba que já sustentou o estado e hoje se recupera. Além de avançarmos com a renovação da lavoura cacaueira em Linhares, nossa meta é verticalizar a cadeia produtiva do cacau, com o incentivo da produção de chocolate fino", disse.
 
Salão do Chocolate
 
O Salon du Chocolat será realizado entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, em uma área de 20 mil metros quadrados do centro de exposições de Porte de Varsailles. Entre os expositores franceses e estrangeiros estão chocolatiers, chefes pasticeiros e países produtores de cacau, junto com os maiores cozinheiros, confeiteiros, designers e especialistas.
Trata-se de uma oportunidade para que Linhares, uma das principais referências para a produção de cacau do Brasil, possa apresentar todo seu potencial para fabricação de produtos da cadeia do chocolate e outros derivados da planta. Neste ano, Linhares realizou o primeiro concurso que avaliou a qualidade das amêndoas produzidas no Município.