Alunos das escolas municipais terão merenda especial para comemorar o Dia das Crianças

Nas escolas municipais de Linhares, a festa do Dia das Crianças contará com um cardápio caprichado. O tradicional, arroz, feijão, carne, salada e fruta de sobremesa vai ser substituído na próxima semana, entre os dias 9 e 13 de outubro, por bolo de chocolate, feijão tropeiro, estrogonofe de frango, pelo cachorro quente, pela pizza e pelo sorvete que serão preparados para quase 24 mil alunos que estudam nas mais de 100 escolas do Município. Os cardápios foram elaborados pela equipe do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) seguindo as normas da resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nº 26 de 17 de junho 2013. 

Os cardápios do Dia das Crianças foram elaborados por três nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, utilizando gêneros alimentícios básicos variados, seguros, respeitando os hábitos e culturas da nossa região e baseado na alimentação saudável e adequada. A diretora do DAE, Sandra de Carli Favalessa, reforça que a proposta é não abandonar as refeições equilibradas nem mesmo nas datas festivas. "Nossos alunos sempre são orientados a consumir doces com moderação e o cardápio especial também deve conter alimentos saudáveis", afirma. De acordo com ela, não estão inseridos nos cardápios refrigerantes e frituras. 

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, conta que, além de um cardápio diferenciado durante toda a semana, as escolas desenvolvem atividades culturais, recreativas e esportivas. "Dessa forma, nossos alunos terão a oportunidade de aproveitar momentos de maior interação com os professores e comemorar com bastante alegria tão importante data", afirma.
Merenda de Linhares é referência
O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades da Prefeitura de Linhares. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.