Escola Municipal promove mobilização para doação de sangue e familiares aderem à iniciativa

Os alunos do 5º. ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Jerônimo Monteiro" realizaram uma mobilização na última quinta-feira (28), visando sensibilizar a população para doação de sangue. A iniciativa surgiu do projeto sobre saúde, da professora Andréia Bissoli. "Pensando na importância da saúde, nós resolvemos realizar uma campanha de doação de sangue junto aos moradores do bairro e entre os familiares dos nossos alunos. O hemocentro da nossa cidade precisa de doadores e isso nos mobilizou e já que estamos falando de saúde, a doação é uma possibilidade de ajudar a quem precisa", declarou a professora.

Antes da mobilização os alunos receberam uma equipe do Hemocentro de Linhares que orientou sobre a doação. Durante a ação, que aconteceu na Avenida Presidente Costa e Silva, Bairro Novo Horizonte (BNH), onde a escola está localizada, os alunos foram bem recepcionados por pedestres, motoristas, passageiros dos coletivos, moradores da região e os resultados começaram a aparecer. "Na manhã desta segunda-feira (2) a Elizabete da Silva Pereira, tia de uma aluna foi até o hemocentro e realizou a doação. Na verdade a mãe que ficou sensibilizada com o entusiasmo da filha e gostaria de doar, mas por problemas de saúde não pode, mas convenceu a tia da aluna a fazer", explicou a professora que disse já ter outros doadores empenhados em realizar doação.

Esse resultado, de acordo com Andréia é motivador e gratificante. "Este projeto trouxe uma experiência muito rica e prazerosa para minha prática pedagógica, permitindo o alargamento de horizontes para todos os alunos e eu acredito que com esse projeto a escola contribuirá para a formação de cidadãos construtores, ativos na sociedade", concluiu Andréia Bissoli.

Para ser voluntário na doação de sangue em Linhares o local é o Hemocentro da cidade, que está localizado na Avenida João Felipe Calmon, 1.305, no Centro – ao lado do Hospital Rio Doce – Informações: Tel. (27) 3264-6000 / 3264-6019. O horário de funcionamento é segunda a sexta-feira, das 7 horas às 12h30min.