Escolas da Prefeitura realizam caminhada contra o mosquito da dengue n próximo sábado (30)

A Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde promove no próximo sábado (30) uma ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika no Bairro Novo Horizonte (BNH). O projeto "Todos contra o Aedes aegypti" envolve a Vigilância em Saúde e três instituições educacionais do Município: os Centros de Educação Infantil Municipal – CEIM "Manoel Farias de Souza" e CEIM "Rotary Clube", e a Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Jerônimo Monteiro".
 
A ideia da ação surgiu da visita dos agentes de combate a endemias às escolas do bairro, informando sobre a possibilidade de proliferação do Aedes aegypti na região. Os profissionais informaram sobre os cuidados e limpeza de quintais, acumulo de entulhos e lixo, que podem se transformar em criadouros do inseto. Preocupados com as chuvas que estão por vir, houve então a união da Vigilância aos profissionais da Educação para o desenvolvimento do projeto que consistiu em convidar pais e responsáveis dos alunos, para juntos promoverem ações de combate ao mosquito.
 
"O combate principal é com a larva na água. Quando o mosquito está formando e começa a voar fica mais difícil combater e muitos deles já estão resistentes a certos inseticidas. Se tem um foco perto de você, é preciso eliminá-lo. Uma simples tampinha de garrafa com água acumulada tem milhares de ovos que vão virar larva e depois mosquito. Portanto, todo o cuidado é pouco e nós precisamos combater com informação e orientação", explicou a Superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Dóris Schimidt Corona.
 
Reuniões nas escolas, material informativo e diálogo com a comunidade foram as ferramentas utilizadas no projeto e uma caminhada pelas ruas do BNH, será o ponto alto da ação. "Nosso intuito com a caminhada é envolver os moradores que não tem filhos nas escolas. Os pais e responsáveis dos alunos envolvidos já foram informados e aderiram à campanha. O nosso objetivo agora é informar os outros e juntos aderirmos ao combate do mosquito transmissor da dengue", destacou Joelma do Nascimento Zardo, diretora do CEIM "Manoel Farias de Souza".