Escola do Interlagos recebe PEV da Prefeitura e comunidade poderá depositar lixo reciclável

O secretário municipal de Meio ambiente Lucas Scaramussa visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Antônio Fernandes", localizada no bairro Interlagos para entregar um container PEV – Ponto de Entrega Voluntária, que será utilizado para recolher materiais que podem ser reciclados. O equipamento foi um pedido dos alunos, após participarem do projeto Saúde e Meio Ambiente desenvolvido pela professora Noemi de Lima Sobreiro. "Nós começamos o projeto a partir de uma situação que venho observando junto com meus alunos sobre saúde. Nossa intenção era fazer algo para ajudar a todos, de maneira geral, a terem um ambiente saudável com mudanças no comportamento e uma ação coletiva. Daí surgiu o projeto", explicou a professora.

O secretário Lucas Scaramussa, além de entregar o PEV, palestrou aos alunos sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente, explicou como funciona a Associação de Catadores de Linhares e esclareceu dúvidas de como os cuidados com o lixo produzido nas residências podem evitar doenças e conservar o local que vivemos. "O projeto com as crianças é uma importante iniciativa para formarmos adultos mais conscientes. A pasta estará sempre à disposição para contribuir para atividades sustentáveis e que, sem dúvida farão uma Linhares ainda melhor para todos", afirmou o secretário.

Segundo Noemi o objetivo principal do projeto é a preocupação com o lixo ainda nas casas dos alunos, especialmente para evitar o acúmulo de entulhos. "Nossa intenção é mostrar para nossas crianças que podemos cuidar do lixo, separar o que é possível reciclar, evitar acúmulos e assim controlar e dar uma destinação correta. Nós teremos uma atividade do projeto em que visitaremos as casas no entorno da escola para vistoriar e orientar sobre o perigo de lixo no quintal", afirmou a professora.

A diretora da escola, Eliana Francisca Garcia informou que dentro da proposta do projeto o PEV ficará à disposição da comunidade, para receber os materiais recicláveis e a coleta seletiva será feita pela Prefeitura de Linhares, uma vez por semana.