Agricultura vai construir caixas secas para aumentar oferta hídrica no Farias e região

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura trabalha para o fortalecimento da agricultura e toda cadeia produtiva do município, dentro de diretrizes traçadas pelo Plano Municipal Agropecuário – Plano Agro. O planejamento tem como objetivo formar parcerias para o desenvolvimento de ações de competitividade do setor, através de estudos do panorama agropecuário, bem como executar atividades de conservação da água e solo. Dentro deste eixo, terá início na próxima segunda-feira (25) a construção de caixas secas no interior do município, que visam aumentar a oferta hídrica como forma de minimizar efeitos negativos de conflitos originados pela crise hídrica e garantir os índices socioeconômicos.
 
De acordo com o secretário municipal de agricultura, Franco Fiorot, essa é a primeira ação do programa de Conservação de Água e Solo que irá agir em várias frentes visando melhorar a oferta de água para o setor agropecuário local. "Temos um programa bem idealizado que começa a ser executado agora com ações organizadas para que tenhamos a preservação e conservação dos recursos naturais indispensáveis para produzir alimentos", destaca.
 
Na próxima terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Agricultura fará uma reunião com os produtores da região com o intuito esclarecer possíveis dúvidas, apresentar dados do planejamento desenvolvido e ainda ofertar duas palestras à comunidade, sobre manejo do solo e uso da água para irrigação. "Os principais objetivos da construção de caixas secas, são os de reter e fazer a água das chuvas infiltrarem, melhorando a vazão do córrego; conservar o solo; minimizar o assoreamento e conservar estradas", explicou Ladislau Bonicenha, engenheiro agrônomo da secretaria municipal de Agricultura.
 
Inicialmente os trabalhos serão desenvolvidos nas estradas vicinais e propriedades da região do Córrego Polidoro, um dos afluentes da microbacia do Córrego Farias, pertencente a sub-bacia do Rio Ibiribas, a primeira a receber a ação dentro do programa. A localidade apresentou redução drástica da oferta hídrica nos últimos anos e através de monitoramento por imagem, foi estimada a construção de aproximadamente 250 caixas secas apenas nesta região. Para a construção das caixas secas, a pasta vai disponibilizar retro escavadeiras e caminhão caçamba.
 
Reunião com produtores sub-bacia do Rio Ibiribas:
Terça-feira (26 de setembro), às 16 horas, na Sede da Associação dos Produtores Rurais do Córrego Farias (Aprucof).