Linhares assina adesão ao pacto pela aprendizagem no Espírito Santo (Paes) nesta quinta-feira (14)

O Município de Linhares vai unir esforços com o Governo do Estado – por meio do Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) – para melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica. A formalização da assinatura do termo de adesão será realizada nesta quinta-feira (14), às 10 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte. O evento terá as presenças do prefeito Guerino Zanon, do secretárioe stadual de Educação, Haroldo Rocha e da secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

"Nunca tivemos uma relação tão estruturada entre governo e município. O Paes é uma parceria para elevar o nível de aprendizagem dos alunos. O comportamento das crianças e jovens não depende apenas da escola, mas devemos cumprir o nosso papel. Se eles não aprendem, nós estamos falhando. O nosso objetivo é que todo o Espírito Santo seja beneficiado. Só vamos conseguir mudar o Brasil quando melhorarmos a educação", disse Haroldo.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon reforçou a importância de ampliar a aprendizagem na educação básica do Município em sistema de colaboração paramelhorar onde houver necessidade. "A educação é um assunto contagiante. Precisamos resgatar o equilíbrio entre as políticas públicas desenvolvidas na União, Estado e município. Sei o quanto é árdua a missão dos professores. Por isso, nosso respeito por todos que ministram com tanto amor e carinho. O nosso objetivo é ampliar a educação tanto na sede quanto na zona rural, para amenizar os desequilíbrios sociais", disse.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, o Pacto é um marco para o município. "Ser profissional na vida pública é um grande desafio. Por isso, parabenizo todos os funcionários que trabalham nas escolas. Estamos preparados para mudar paradigmas e melhorar o aprendizado dos nossos estudantes. Queremos crianças mais capacitadas no futuro e o Paes será uma importante ferramenta para desenvolver ações focadas na sala de aula que resultem em resultados significativos aos nossos estudantes", afirmou.

Pacto pela Aprendizagem no ES

Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.