Prefeitura promove lazer e entretenimento a idosos assistidos pelos Cras de Linhares

A Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve o projeto Vivenciarte, nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). A iniciativa atende à terceira idade com psicólogo, assistente social e também dança e rodas de prosa. "O projeto Vivenciarte é uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social que faz parte da vida dos nossos idosos e de grande importância para a população de terceira idade", declarou o secretário da pasta Amantino Pereira Paiva.

O Vivenciarte conta com danças dinâmicas e rodas de prosa. Atualmente o projeto envolve os atendidos pelas sete unidades do Cras de Linhares e nas suas extensões. "O trabalho com os idosos abrange muito mais que lazer ou atividade física. Nossa atenção é voltada para a observação comportamental deles com foco na atenção e cuidado. Dessa forma, sempre que eles precisam de algum auxílio, nós estamos atentos e prontos para ajudá-los", disse Samuel Roni, idealizador e coordenador do projeto.

Reestruturação
Desde o início da gestão do prefeito Guerino Zanon a Prefeitura de Linhares, reestruturou as unidades do Centro de Referência e Assistência Social do município, em especial ao de Povoação, no litoral de Linhares, que foi reativado em junho e onde são ofertadas oficinas de artesanato e atividades físicas, incluindo o Vivenciarte.

Cras de Linhares
O principal objetivo dos Centros de Referência e Assistência Social de Linhares (Cras) é o de prevenir situações de vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Atualmente o município conta com sete Cras: Conceição, Rio Quartel, Interlagos, Bebedouro, Aviso, Nova Esperança e Santa Cruz. O Cras do Nova Esperança é o responsável pela extensão das atividades desenvolvidas no Projeto Meninos da Terra, Centro Linharense de Amigos do Menor (Clam) e Irmãs Salesianas. Já o Cras do bairro Aviso é o responsável pelas atividades realizadas na unidade de Povoação.
Para participar do Vivenciarte os interessados devem procurar o Centro de Referência da sua localidade e fazer o cadastro.