Prefeito Guerino Zanon participa do Dia Nacional do Campo Limpo e confirma parceria com Assoagres

O prefeito de Linhares Guerino Zanon participou na manhã desta sexta-feira (18) do Dia Nacional do Campo Limpo, que aconteceu na Associação de Revendedores de Insumos Agropecuários do Estado do Espírito Santo – Assoagres, em Rio do Norte, localidade de Rio Quartel, interior da cidade. O evento foi incorporado neste ano, às comemorações pelos 217 Anos de História de Linhares e 100 Anos de Atividades Cacaueiras no Município, devido à grande importância do trabalho desenvolvido pela associação e durante todo o "Dia", alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEF "Eliana Correia Pinafo" e EMEF "Professora Urbana Penha Costa" -localizada em Povoação, região onde se concentram muitas propriedades de cacau no município – farão visitas à associação.
 
"O trabalho da Assoagres é de grande importância e relevância par a nossa cidade e o poder público é parceiro desta ação. O Dia Nacional do Campo Limpo é uma iniciativa que deve continuar durante todo ano, principalmente no processo de informar os nossos estudantes a terem a consciência do descarte correto das embalagens", destacou o prefeito Guerino Zanon, que sugeriu ainda, ao presidente da Assoagres, Olivério Poltronieri Neves, que promova mensalmente, ação de acolhimento de alunos das escolas públicas de Linhares, durante todo o ano, para conhecerem a instituição e o trabalho que ela desenvolve.
 
A Assoagres atua como receptora de embalagens vazias de agrotóxicos utilizados na produção agrícola e promove o Dia Nacional do Campo Limpo para celebrar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Durante a ação, o Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, promoveu a assinatura do protocolo de intenções entre a instituição e a Assoagres, para elaboração de projeto para incentivar os produtores rurais a destinação correta de resíduos, provenientes das atividades agrícolas.

Na ocasião, o prefeito confirmou junto à Assoagres, uma parceria entre a associação e as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, para a criação de um calendário para recolhimento itinerante de embalagens vazias e resíduos de defensivos agrícolas na zona rural de Linhares. O projeto vai contribuir com os índices de embalagens utilizadas na agricultura que serão destinadas corretamente. "Com o calendário, os distritos de Linhares irão receber, em períodos do ano que serão estabelecidos, a ação de recolhimento de embalagens, oportunizando aos produtores de localidades mais distantes da sede, a entrega das embalagens de forma correta e seguindo o que determina a legislação", afirmou o prefeito Guerino Zanon.