Estudantes do Caic são vacinados contra HPV e meningite

A Secretaria Municipal de Saúde realiza na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Samuel Batista Cruz", o Caic, no bairro Interlagos, vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) para meninas de 9 a 13 anos de idade, meninos de 12 e 13 anos, além da da vacina meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, de 12 e 13 anos. A vacinação na escola acontece desde terça-feira (25) e os responsáveis pelas alunos autorizaram que eles sejam imunizados contra o vírus, que provoca o câncer do colo do útero nas meninas, por exemplo. Na escola foi aplicada a primeira dose da vacina.

"A vacina está disponível nas 33 unidades de saúde do município durante todo o ano, basta os pais, mães ou responsáveis pelos adolescentes nesta faixa etária levá-los para serem imunizadas", explica a Superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Dóris Corona Schimidt. E completa: "Estamos realizando a aplicação da primeria dose na escola para ampliar a cobertura". A vacinação aconteceu após uma solicitação da unidade de saúde de bairro que verificou a baixa procura pela vacina na sede da US.

"Tendo em vista que são os meninos que transmitem o HPV para as meninas, é importante garantir também a saúde deles. Mas é preciso destacar que a vacina também previne, neles, os cânceres de pênis, ânus, garganta e boca, e ainda previne verrugas genitais. Os pais não devem vincular a vacinação como uma questão sexual, mas observar todos os benefícios que ela oferece ao futuro do adolescente", disse Dóris.

HPV
O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens, contribuindo para o surgimento de câncer de vagina, ânus, vulva, pênis, além de causar verrugas genitais. A vacinação dos adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio.

HPV para meninos
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas.

HPV para meninas
Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero. Além dos cânceres de vulva, vaginal, anal, boca, garganta e verrugas genitais.

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Prescrição médica
Para os homens e mulheres que vivem com HIV, transplantados e oncológicos a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Nestes casos é necessário apresentar prescrição médica.