Unidades de saúde de Linhares farão testes rápidos de Aids, Sífilis e Hepatites B e C

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde ? Naps, por meio do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais, promove entre os dias 24 e 28 de julho, das 07h30min às 11h30min, nas 33 Unidades de Saúde do município, a semana de testagem rápida das infecções sexualmente transmissíveis. A ação acontece em menção ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, no dia 28 de julho.

Durante a campanha será realizada a testagem rápida para as Hepatites B e C, HIV e Sífilis, tanto nas unidades, como também na sede do Naps, localizado na Avenida Governador Carlos Lindenberg, 1.225, no Centro – ao lado da escola Projetar. "É importante conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dessas doenças. Nossos profissionais estarão à disposição também para esclarecer assuntos sobre essas enfermidades e formas de tratamento e vacinação", explicou Itamar Francisco Teixeira, diretor do Naps.

Ele lembra que as hepatites virais podem ser prevenidas por meio de atitudes seguras e vacinação. Além delas, outras doenças como a Aids e a Sífilis também são passíveis de serem evitadas através de atitudes seguras como:

– Usar preservativo em todas as relações sexuais;

– Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercings;

– Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;

– Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;

– Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack;

– Vacinar-se contra a hepatite B.