Prefeitura realiza capacitação inédita no ES sobre Sucessão Familiar

A essência de transferir conhecimentos e oportunidades de "pai para filho" é uma tradição muito praticada no segmento rural e é tema pela primeira vez no Espírito Santo, de uma capacitação especializada e gratuita, ofertada pela Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sebrae-ES. O primeiro encontro aconteceu nesta sexta-feira (21) no auditório do Sebrae, no Centro de Linhares. "Esta oportunidade é muito importante para o produtor rural aprimorar o seu conhecimento, juntamente com os seus sucessores. As informações da capacitação serão importantes para mudar uma condição que existe ainda, que é o êxodo rural. Temos que unir o conhecimento dos mais experientes com a inovação dos mais jovens para fortalecer a agricultura", informou Franco Fiorot, secretário de agricultura.

A capacitação acontecerá em duas etapas: a primeira foi nesta sexta-feira (21), onde os produtores receberam orientações num encontro coletivo, com duração de quatro horas e deram os primeiros passos para a elaboração de um Plano de Sucessão Familiar; a partir do mês de agosto até setembro, eles receberão a visita do consultor em suas propriedades e finalizarão o projeto. "Nas visitas nós conhecemos a realidade de cada família e com eles discutimos as melhores ferramentas para a profissionalização do negócio rural, produzindo novas concepções de trabalho, com planejamento e tomadas de decisões. O mais importante dessa capacitação, que pudemos identificar em várias partes do país é a mediação de conflitos", afirmou o consultor do Sebra-ES Heleno Mariani Gonzales.

A primeira capacitação sobre Sucessão Familiar em Linhares, aconteceu de forma inédita no Espírito Santo, e a presença de oito famílias de regiões como São Rafael, Farias, Rio Quartel, dentre outros. "Esta oportunidade é mais uma ação do Plano Agro Linhares e nós já estamos trabalhando para acontecerem em outras oportunidades", concluiu Franco Fiorot.