Adutora na BR 101 rompe e suspende abastecimento de água em seis bairros

A manutenção de uma adutora rompida na BR 101, entre os bairros Conceição e Novo Horizonte, na faixa lateral no sentido Linhares a Vitória, provocou a suspensão do fornecimento de água nos bairros Aviso, Araçá, Interlagos, Novo Horizonte, José Rodrigues Maciel e Shell, na manhã desta segunda-feira (17). A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) está trabalhando para realizar os reparos e a previsão de retorno do serviço é até as 17 horas de hoje. O trânsito no local segue em meia faixa.

Os moradores da região podem ser afetados caso não tenham reserva adequada de água. A população deve evitar o desperdício para minimizar os efeitos da interrupção no abastecimento. O Saae orienta ainda aos moradores a necessidade da realização de limpeza das caixas d’água periodicamente. Após a retomada do abastecimento, o saae irá realizar procedimento necessário em todos os hidrantes existentes em Linhares para garantir a qualidade da água que abastece as regiões afetadas.

Isto porque,  por conta da despressurização o primeiro jato d’água pode chegar a torneira com a coloração um pouco mais escura (túrbida). O Diretor de Operações do Saae, Zércio Largura, esclarece que o descarte de água por meio dos hidrantes é um procedimento necessário após manutenções que ocorrem nas estações de tratamento que abastecem a sede do município e nas redes adutoras.

Ele explica que quando o sistema é retomado depois de um período de paralisação, a pressão da água pode trazer alguns sedimentos que ficam alojados no fundo dos reservatórios. Para garantir que esses sedimentos não afetem a qualidade da água que chega às casas, é necessário descartar esse primeiro "lote", o que é feito por meio de hidrantes e descargas de água localizadas em pontos estratégicos da cidade. Esse procedimento – chamado de descarga – é realizado de forma controlada para que menor quantidade possível de água seja descartada.

"Apesar de não oferecer risco à saúde, essa água não deve ser usada porque não atende os padrões de potabilidade, pois trata-se de uma água mais turva que, em alguns casos, pode trazer algum tipo de gosto ou cor diferente", explica Zércio. O Saae de Linhares está à disposição dos moradores para esclarecer dúvidas sobre o sistema de abastecimento de água na sede do município. Os clientes que notarem problemas de pressão ou oscilações no abastecimento podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 27 2103 1311.