Prefeitura promove campanha de conscientização e redução do consumo de água nas escolas

Nos últimos três anos, o Espírito Santo tem enfrentado um dos períodos mais prolongados e intensos de estiagem hídrica, em especial na região norte do Estado, situação que tem desafiado e mobilizado governos, sociedade, empresas e indivíduos a terem uma atenção especial para essa questão. Os impactos da estiagem ainda fazem parte da rotina dos capixabas e exigem constantes ações em prol do consumo responsável e eficiente da água.

Dentro desse cenário, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Educação, é parceira da Leão Alimentos e Bebidas na campanha Conta Gotas que será desenvolvida nas escolas municipais. A proposta é informar, sensibilizar e os alunos das unidades de ensino da rede a participarem de uma ampla mobilização para o desenvolvimento de ações que ajudem na redução do consumo de água.

Durante a campanha, as escolas receberão materiais para informar e sensibilizar os alunos sobre a questão hídrica. Além disso, as instituições de ensino serão incentivadas a realizar campanhas internas para a redução do consumo de água, por meio do suporte da Secretaria de Meio Ambiente.

As escolas municipais que conseguirem os melhores índices de redução percentual média no consumo de água nos meses de julho, agosto, setembro e outubro serão reconhecidas. Um Centro Municipal de Educação Infantil (CEIM) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) receberão uma jogoteca cada, prêmio que está alinhado à dinâmica de jogos para auxílio do desenvolvimento pedagógico desenvolvida pela Prefeitura nas escolas. Para participar da campanha Conta Gotas, as instituições devem fazer o cadastro no site da campanha (www.campanhacontagotas.com.br).

"O Projeto Conta Gotas é de grande relevância para o Município de Linhares, que é a terra do Verde e das Águas, porque é inovador, principalmente, se o considerarmos, pedagogicamente, como a aplicação da tão sonhada transdisciplinaridade que consiste em promover discussões sobre problemas cotidianos sem fragmentar o conteúdo/conhecimento. O desperdício de água e o desafio de se conscientizar para a economia envolvem várias disciplinas e a parceria com a Leão viabilizou essa oportunidade aos nossos alunos, a seus familiares e à equipe gestora, que pode dar continuidade à discussão criando novas ações como desdobramento dessa campanha para identificar soluções criativas que visem ao cuidado desse líquido tão precioso", assinala Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, Secretária Municipal de Educação.

"Além de disseminar práticas de consumo responsável, a campanha de conscientização e redução de água nas escolas pretende atingir uma parcela significativa dos domicílios de Linhares, tendo como multiplicadores os alunos, professores e demais funcionários da rede pública de ensino", ressalta Fabiano Rangel, Gerente Institucional e Desenvolvimento Sustentável da Leão Alimentos e Bebidas.