Secretaria de Agricultura avança na formação da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Linhares

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura reuniu nesta quinta-feira (29), no auditório da Câmara Municipal de Linhares, produtores rurais que integram a Agricultura Familiar do município. Eles foram recebidos por representantes das secretarias municipais – Agricultura e Educação – pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead) – vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – e Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales). O motivo do encontro foi discutir e incentivar a formação da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Linhares (CAF).

Denominado de Oportunidades na Agricultura Familiar, a reunião contou com palestras sobre os benefícios da união formalizada dos produtores familiares e para Franco Fiorot o encontro foi muito importante e positivo para o setor. "Os palestrantes foram bem pontuais em mostrar para os produtores a importância e os benefícios da união do segmento. Os representantes dos governos Municipal, Estadual e Federal apresentaram as oportunidades, que de fato, são possíveis com a formação da cooperativa", afirmou o secretário de Agricultura.

O presidente da CAF Linhares, que está trabalhando para a formalização e será a primeira cooperativa de agricultura familiar do município, participou do encontro e declarou que o evento foi um grande ato de integração, que abordou temas pertinentes para o setor e ainda aproximou o poder público dos produtores. "O ponto alto deste encontro, sem dúvida, foi reunir os principais atores do segmento com o poder público. Nós tivemos o Município, o Estado, o MDA, a Ales, todos juntos com os cerca de trinta produtores que estão prestes a oficializar a cooperativa. Foi um evento de alto nível", afirmou.

Atualmente a Prefeitura de Linhares adquire 30% dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, conforme dados das secretarias de Agricultura e Educação. Mas, este número pode ser maior, segundo Franco Fiorot. A expectativa da CAF Linhares é de reunir ainda mais produtores para a cooperativa e alcançar mais oportunidades, não só no município como nas outras esferas. "Muitos produtores continuam na mão dos atravessadores e o município tem ajudado muito adquirindo nossos produtos e nos apoiando em informação, como as passadas neste encontro. Nossa expectativa para este ano é elaborar um calendário de ações e continuar buscando novos integrantes para atender a demanda de abastecimento, como é o caso da merenda escolar", concluiu Geraldo do Nascimento.