Secretários de Agricultura e Meio Ambiente participam de evento com ex-Ministro da Agricultura

Nesta terça-feira (20) os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Franco Fiorot e Lucas Scaramussa, participaram do 12º Debate Agro realizado em Linhares. O encontro discutiu as oportunidades do Espírito Santo e do Brasil no mercado mundial de alimentos e o palestrante é considerado o "pai da agricultura" no Brasil. Alysson Paolinelli é ex-ministro da Agricultura e deu início a revolução tecnológica e da pesquisa do setor agrícola no país. O evento aconteceu no auditório do hotel Days Inn e reuniu produtores, técnicos, empresários e representantes de entidades rurais e governamentais do Espírito Santo. Lucas representou o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

Em sua palestra Alysson lembrou a evolução do Brasil no segmento agropecuário e destacou a importância do avanço das pesquisas agropecuárias para o crescimento do país no mercado. Ele foi um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, que realiza pesquisas para tornar a produção no campo cada vez mais rentável e sustentável. "A única alternativa é investir na pesquisa e na tecnologia. O mundo globalizado é um mundo de competição. Se estamos conseguindo conquistar mercado é porque nossos produtos têm qualidade, tem preço e tem constância de oferta. Essas três premissas são fundamentais em qualquer lugar do mundo. Precisamos investir em tecnologia para não perder o mercado que já conquistamos", enfatizou.

Franco Fiorot pontuou como relevante o encontro e a importância de tratar o tema proposto de forma coletiva e ampla, o que ele acredita possibilitar o aprimoramento do conhecimento em diversas atividades. "O setor agropecuário tem grande relevância econômica e social para Linhares. E é muito dinâmico e com muitas variáveis. Por isso, encontros entre o setor com especialistas da área são fundamentais para aprimorar o conhecimento nas diversas atividades e discutir o presente e futuro do segmento para que continue apresentando os bons índices para todo país", declarou o secretário de Agricultura.

O secretário de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, pontuou sobre a sintonia entre agricultura e meio ambiente e os desafios centrais do setor para os próximos anos. "Nossas equipes trabalham com enfoque na sustentabilidade e na efetividade de projetos municipais como a recuperação de matas em nascentes e a proteção das áreas de preservação de outros cursos d’água; e adoção de uma série de práticas de manejo para garantia da sustentabilidade nas várias cadeias produtivas que integram a agricultura local", disse.