Central de Agendamento garante o transporte de quase 2 mil pacientes do SUS por mês

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Linhares, por meio da Central de Agendamentos, disponibiliza serviço de transporte de pacientes em tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam impossibilitados de serem removidos em transporte comum. A maioria dos casos é de pacientes que necessitam de realizar procedimentos de quimioterapia, radioterapia, antibioticoterapia, consultas e exames especializados, cirurgia e revisões de cirurgia, fora do Município. Por mês cerca de 2 mil pacientes são transportados. O telefone da Central de Agendamentos da Prefeitura é o 27 3372 2539 ou 3372 1651.

Com o guia da consulta ou documento que ateste a necessidade do transporte emitido pela Agência Municipal de Agendamento (AMA), Hospital Geral de Linhares (HGL) ou uma das 33 unidades de saúde da rede municipal até o destino desejado, o paciente ou um familiar podem fazer o agendamento na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua da Conceição, ao lado da Praça 22 de Agosto, de segunda a sexta-feira, das 7 às 10 horas. Em caso de urgência, o cidadão pode solicitar uma ambulância através do telefone 0800-283-9097 que funciona 24 horas.

O protocolo da secretaria municipal de Saúde prevê agendar o transporte com 24 de antecedência, para garantir a vaga e o horário. O tipo de veículo utilizado é determinado pelo quadro de saúde de cada paciente. A Central conta com cinco ambulâncias de suporte básico para o transporte de pacientes acamados, três vans e dois micro-ônibus. Diariamente são transportados 96 pacientes, a sua maioria de Linhares para Vitória.

"O transporte é exclusivo para acesso à saúde e continuidade do tratamento em caráter eletivo, desde que os serviços necessários não possam ser oferecidos no domicílio do paciente e que tenham o encaminhamento dos órgãos que integram a rede municipal de saúde", explica o Diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde, Gilmar Salvador.