Unidades de Saúde continuam vacinando contra gripe até o dia 26 de maio

No próximo dia 26 de maio encerra-se o prazo da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém o atendimento diário das pessoas do grupo prioritário em todas as unidades de saúde e no último dia 13 promoveu o Dia "D". Ainda assim, houve baixa procura pela imunização, o que tem preocupado.
Segundo dados da Vigilância em Saúde foram imunizadas até o momento 14.283 pessoas das 29.569 pertencentes ao grupo prioritário e que devem ser vacinadas. "Até o momento nossa taxa foi aproximadamente 48% dos 90% que é a nossa meta para Linhares. No dia ‘D’ da vacinação, os postos estavam abertos, mas pouquíssimas pessoas procuraram. Isso é preocupante porque estamos próximos do inverno e são necessários de dez a quinze dias para conferir o efeito da vacina", lembrou a superintendente da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares, Doris Shimidt Corona.
Dóris lembrou ainda que após o prazo final a Vigilância não pode garantir que haverá vacina nas unidades de Linhares. "É preciso procurar o atendimento e se vacinar agora, porque depois, as doses poderão ser recolhidas pelo Ministério da Saúde para atender a demandas de outros locais. A população deve procurar dentro do prazo para se imunizar", finalizou a superintendente.
Fazem parte do grupo prioritário:
– crianças de seis meses a menores de cinco anos;
– pessoas com 60 anos ou mais;
– trabalhadores de saúde (devem levar um documento de identificação que comprove o trabalho na área da saúde);
– povos indígenas;
– gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto);
– população privada de liberdade;
– funcionários do sistema prisional;
– pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais;
– professores, em regência de classe, que foi a novidade deste ano, para a campanha.
Onde encontrar a vacina contra a Influenza (gripe):
Todas as unidades de saúde de Linhares, sede e interior, estão preparadas e disponíveis para vacinar as pessoas do grupo prioritário.