Prefeitura realiza mutirão de limpeza complementar para manter as ruas da cidade limpas

Linhares é uma cidade que busca oferecer qualidade de vida aos seus cidadãos. Por isso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos realiza a varrição nas ruas e avenidas da sede e interior do município.  Todas as regiões de Linhares são atendidas pelos mutirões de limpeza, que ocorrem em intervalos regulares. O mutirão é um esforço intenso e localizado, complementar às ações habituais de limpeza pública.

Por meio dele, a comunidade é beneficiada por diversos serviços, que são executados ao mesmo tempo, e além da varrição, os colabores da secretaria atuam em capina, coleta de lixo e pintura de meio-fio. A quantidade de garis em cada um destes setores varia conforme a demanda de trabalho.

A ação da prefeitura visa também contribuir para a erradicação de doenças, como a dengue, oferecer segurança aos pedestres, que podem fazer uso das calçadas e, assim, aumentar a qualidade de vida à população."Estamos atuando intensivamente para atender às demandas da população e também promover a limpeza e a conscientização de que precisamos cuidar de nossa cidade e mantê-la limpa", conta o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

Cronograma de Entulhos

Deixar a cidade mais limpa. Esse é o motivo da entrega do cronograma de entulhos que começou a ser entregue em todas as residências do município nesta segunda-feira (15). A ação objetiva a orientação, conscientização e sensibilização dos cidadãos quanto do depósito  dos resíduos somente no dia anterior ao recolhimento programado para o bairro para evitar que haja acúmulo de entulho, por vários dias pelas ruas da cidade.

A ação evita ainda o acúmulo de água que pode contribuir para criadouros de insetos, como o a Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika e Chikungunya e provoquem o entupimento de bueiros e das galerias de águas pluviais. Os moradores que não colaborarem e descumprirem o cronograma serão notificados e multados de acordo com o Código de Obras e Postura do Município.

O valor da multa é de R$ 234,75 e caso não seja pago o valor é inserido na dívida ativa do contribuinte."Para manter a cidade limpa, converse com seus vizinhos e familiares, a fim de que todos respeitem o calendário de coleta. Estamos nos esforçando para manter nossas ruas e avenidas limpas e precisamos da ajuda de toda a população", reforça o secretário João Cléber Bianchi.

O secretário lembra que os moradores que precisarem descartar entulhos de construção ou restos vegetais nos dias que não fazem parte do calendário de coleta, a orientação é solicitar o agendamento de um contêiner na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos por meio do telefone 3373-1375.