Secretaria de Agricultura apresenta Plano Agro para os produtores do interior

Divulgar as ações previstas e que serão desenvolvidas pelo Plano Agro da Secretaria Municipal de Agricultura é o objetivo dos encontros regionalizados que acontecem desde segunda-feira (24) no interior do município. A ideia é incrementar o plano com sugestões dos produtores rurais e representantes de entidades de classe para o fortalecimento do agronegócio, do desenvolvimento rural e da agricultura familiar de Linhares e que ocorrerão por meio de parcerias.Todos os encontros são conduzidos pelo secretário Franco Fiorot e a sua equipe e serão realizados até a próxima sexta-feira (28)*. (ver calendário no fim desta matéria).

De acordo com o secretário, "o Plano Agro é uma etapa importante do trabalho da atual gestão, em primeiro lugar, porque tem entre suas prioridades o fortalecimento da agricultura, um componente vital da economia e, como conseqüência, a geração de emprego e renda." Ele acrescenta que, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de fazer eventuais ajustes nos rumos do Plano e ações a partir de sugestões e propostas dos participantes das reuniões. Franco explica que o Plano Agro  foi criado por recomendação do prefeito Guerino Zanon, para aproximar o governo das instituições públicas do segmento, do setor privado, abrindo espaço à sua participação na regulamentação e co-gestão das políticas públicas.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, o Plano Agro vai nortear os projetos e as ações para o decorrer dos próximos anos de forma a contemplar as principais demandas dos agricultores, produtores e feirantes da cidade, além de profissionais de outros setores que diretamente ou indiretamente estão envolvidos no segmento do agronegócio em Linhares. Guerino garantiu que o desenvolvimento da agricultura é uma das prioridades do seu governo. "Nós voltaremos a ser referência na produção agrícola em nossa região, pois daremos total apoio aos pequenos produtores, e todos aqueles que querem produzir e fazer parte do crescimento do setor agrícola em nossa cidade", pontuou. 

"Temos três diretrizes neste plano. O aproveitamento sustentável dos recursos naturais fundamentais para produção agropecuária, melhorias na produtividade e qualidade dos produtos e agregar valor com a agro industrialização e acesso a novos mercados. Todas as medidas inseridas no Plano Agro Linhares irão contribuir para a efetividade destas diretrizes", destaca o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot. Para ele, o objetivo do Plano é auxiliar o setor na evolução dos resultados no campo e nos índices econômicos e sociais sempre com pauta na sustentabilidade.

As parcerias do Plano Agro ocorrem entre a Prefeitura de Luinhares e SEBRAE, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Conselhor Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA/ES).  

Calendário

Distrito 1 – Farias / Guaxe e regiões vizinhas
Local: Sede da Aprucof
24/04/2017 – 16:00

Distrito 2, 3 e 4 – Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência e regiões vizinhas
Local: Centro Comunitário de Povoação
25/04/2017 – 16:00

Distrito 5 – Bebedouro / Rio Quartel e regiões vizinhas
Local: Quadra Rio Quartel
26/04/2017 – 16:00

Distrito 6 – Desengano e regiões vizinhas
Local: Centro Comunitário de Desengano
27/04/2017 – 16:00

Distrito 7 – Japira e regiões vizinhas
Local: Cabana do Venâncio (Japira)
28/04/2017 – 13:00
 
Distrito 7 – São Rafael e regiões vizinhas
Local: Sede da Associação de Moradores de São Rafael
28/04/2017 – 18:30