Dirigentes de ONG protetora de animais em Linhares são recebidos pelo prefeito

O prefeito Guerino Zanon e a Superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares, Dóris Corona Schimidt, receberam os dirigentes da Organização Não Governamental Apoio Independente aos Protetores de Animais – ONG Aipa – que protegem animais abandonados em Linhares. O prefeito explicou que existe um grande esforço para contribuir com a causa, no entanto, há de se planejar as estratégias e elaborar um cronograma, a fim de que se possa construir políticas públicas eficientes. 

"Quero que a Prefeitura atue em conjunto com essas importantes organizações no desenvolvimento de um trabalho preventivo e educativo junto a população bem como de apoio à estrutura dessas ONGs nas atividades diárias em benefício dos animais", disse o prefeito. Durante o encontro os dirigentes apresentaram uma série de ações que tem como objetivo a proteção e o controle populacional de cães e gatos e sugeriram a parceria das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Agricultura nas atividades da ONG. 

"Novas ideias surgiram como a educação permanente às crianças sobre o tema e junto aos demais moradores de Linhares. Discutimos ainda a posse responsável dos animais e bom trato, como prevenção de todas as doenças, tipo raiva e leishmaniose. Vamos utilizar ao máximo os meios de comunicação para a divulgação das atividades com objetivo de envolver cada vez mais a população com essa questão. A internet, por exemplo, é muito rápida para esse fim", afirmou Guerino que possui dois cães adotados, Pistache e Pipoca.

A intenção, segundo Dóris Corona, é aproximar cada vez mais o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) dos protetores, visando somar forças para um trabalho linear. "O CCZ está em plena atividade e à disposição para efetivar as parcerias. Queremos muito nos unir a esses representantes da proteção animal por meio de um canal com a população aberto às denúncias de maus-tratos. Todas essas ações deverão proporcionar um melhor atendimento", afirmou a superintendente.

Rosiane Torres Scandidan, uma das dirigentes da Aipa, elogiou a iniciativa do prefeito Guerino de ouvir os representantes da ONG e destacou a importância de formalizar todas as ideias, saber o que é possível, e ainda que tipo de parceria público-privada podem ser efetivadas neste sentido. ?Cada um colocou suas ideias para a melhor ação coletiva em benefício dos animais e da população. Agora acredito que com o prefeito e sua equipe articulando ações em conjunto com a ONG Aipa, haverá um resultado prático importante", finalizou.