Secretaria apresenta Plano para o setor agropecuário e assina convênios para fortalecer o setor

O fortalecimento da agricultura e toda a sua cadeia produtiva do município ganharão reforço importante na próxima segunda-feira (10), quando a Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, irá apresentar o Plano Agro com as ações que serão desenvolvidas na agropecuária local nos próximos anos.  Na oportunidade, serão assinados protocolos de parcerias entre a Prefeitura e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Conselhor Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA/ES). O evento será às 8 horas no auditório do Hotel Days Inn, no centro da cidade, na próxima segunda-feira, dia 10 de abril.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, o Plano Agro vai nortear os projetos e as ações para o decorrer dos próximos anos de forma a contemplar as principais demandas dos agricultores, produtores e feirantes da cidade, além de profissionais de outros setores que diretamente ou indiretamente estão envolvidos no segmento do agronegócio em Linhares. Guerino garantiu que o desenvolvimento da agricultura é uma das prioridades do seu governo. "Nós voltaremos a ser referência na produção agrícola em nossa região, pois daremos total apoio aos pequenos produtores, e todos aqueles que querem produzir e fazer parte do crescimento do setor agrícola em nossa cidade", pontuou. 

Com propostas de elevar a competitividade do agronegócio, na oportunidade também será apresentado um projeto para o diagnóstico rural do município, programa de conservação de água e solo, dentre outros. Haverá ainda apresentação das ações dos governos estadual e federal que podem contribuir nas políticas públicas para a agricultura linharense. "Temos três diretrizes neste plano. O aproveitamento sustentável dos recursos naturais fundamentais para produção agropecuária, melhorias na produtividade e qualidade dos produtos e agregar valor com a agro industrialização e acesso a novos mercados. Todas as medidas inseridas no Plano Agro Linhares irão contribuir para a efetividade destas diretrizes", destaca o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot. 
Para ele, o objetivo do Plano é auxiliar o setor na evolução dos resultados no campo e nos índices econômicos e sociais sempre com pauta na sustentabilidade. O evento contará com a presença do secretário estadual da agricultura, Octaciano Neto, do presidente do Idaf, Junior Abreu, do delegado federal da agricultura familiar, Aureliano Nogueira da Costa, entre outras autoridades e lideranças regionais.