Agricultores recebem palestra sobre leishmaniose e profissionais de saúde participam de capacitação
Os produtores rurais, trabalhadores de fazendas da região cacaueira do município e lideranças comunitárias do interior participaram de uma série de palestras sobre Epidemiologia e Controle da Leishmaniose Tegumentar Americana numa parcerias das secretarias municipais de Agricultura e de Saúde, por meio do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social – PESMS e da Vigilância em Saúde. Linhares registrou 15 casos confirmados da doença e oito suspeitos continuam em investigação. Os técnicos responsáveis pelas palestras foram Geremilson Jorge de Jesus Gomes, Responsável Técnico de Controle de Endemias, Janiele Marinato, Zootecnista da Vigilância Ambiental em Saúde e Jefferson Bissoli, Supervisor de Controle de Endemias.
Nesta segunda-feira (3) os profissionais de saúde da Prefeitura de Linhares passarão por um treinamento sobre leishmaniose. O treinamento acontecerá auditório da Unidade de Saúde do bairro Três Barras. Médicos e enfermeiros que atuam no Programa Estratégia da Família receberão a capacitação "Leishmaniose: como e quando suspeitar" que será ministrada pelos médicos veterinários da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, Augusto Marchon Zago e Marco Antônio Ferreira da Rocha.
A leishmaniose é transmitida a cães e humanos pelo mosquito palha, que se prolifera em locais úmidos e com lixo. A prevenção é feita com a limpeza das casas e com a higiene dos animais. No caso da doença em humanos, as pessoas devem ficar atentas aos principais sintomas, que são: febre, fraqueza, feridas na pele e falta de apetite.