Secretário de Assistência Social visita exposição fotográfica de internos do Iases Norte

O Secretário Municipal de Assistência Social Amantino Pereira Paiva participou do lançamento do projeto de intervenção realizado na Unidade de Internação Provisória Norte (Iases). A exposição fotográfica "O olhar sobre a privação na ótica dos invisíveis" foi desenvolvida pelo psicólogo Renato Luchi Marassati, pela assistente social Rosemary Grippa e pelo agente socioeducativo Vagner Simplício. 

O projeto teve inicio no mês de dezembro do ano passado com objetivo de intervir, questionar e problematizar, através de rodas de conversa e encontros, o olhar dos adolescentes e jovens acerca de sua privação de liberdade, utilizando o recurso fotográfico como ferramenta de discussão. Inicialmente foi realizado um trabalho com os adolescentes por meio de rodas de conversa, filmes, curta metragem e atividades pedagógicas, na intenção de possibilitar uma discussão sobre a temática da privação de liberdade. 

Após esta fase, os adolescentes participaram de um minicurso em fotografia (um estúdio fotográfico foi montado na unidade), onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da fotografia, bem como os recursos utilizados, como zoom e regras básicas, visando a captação de uma imagem de qualidade. Em outro momento, os adolescentes percorreram os espaços da unidade com a finalidade de registrar imagens sobre o olhar da privação que estão vivenciando neste momento atual. Assim cada adolescente pode registrar uma imagem que posteriormente foi impressa em papel fotográfico. 

"Acreditamos que essa é uma forma de promover atividades que possibilitem com que as pessoas privadas de liberdade aprendam um ofício e enxerguem uma alternativa de fonte de renda para quando retornarem ao convívio com a sociedade", destaca Amantino Pereira Paiva. O psicólogo Renato Luchi Marassati, ressalta que a exposição agora segue para espaços comunitários, que ainda serão definidos, com o objetivo de garantir que a sociedade, principalmente as instituições que atuam com crianças e adolescentes, tenham novos olhares sobre o adolescente que cumpre medida socioeducativa. 

Iases Norte

A Unidade de Internação Provisória Norte, apesar de atualmente atender adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas diferenciadas, sendo internação provisória (45 dias) e internação (06 meses a 03 anos), continua sustentando um atendimento diferenciado que visa levar o adolescente não somente a refletir sobre suas ações e almejar uma mudança de vida, mas possibilitar a participação dos adolescentes em projetos que busca promover o processo de reflexão e discussão acerca da adolescência e suas interfaces.

Rita de Cássia dos Santos Cortez destaca que esta ação permite que a sociedade possa conhecer o trabalho realizado com os adolescentes dentro de uma Unidade Socioeducativa, "proporcionando uma visão critica sobre as questões sociais permitindo uma reflexão sobre quais seriam as primeiras ações do poder público antes da aplicação da medida de internação", finaliza a Gerente da Unidade de Internação Provisória Norte.