Meta de vacinação contra febre amarela no Dia D é cumprida e imunização continua nos postos de saúde

A meta do bloqueio vacinal contra a febre amarela durante o Dia D realizado no último sábado (11) atingiu a meta estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde. Mais de 25 mil pessoas foram imunizadas contra a doença nos 25 pontos de vacinação montados pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura. A meta é atingir 100% da população do município. Até o momento 60 mil linharenses receberam a dose da vacina. "Alcançamos a meta determinada pela Secretaria Municipal de Saúde com a colaboração da população e o empenho da nossa equipe", disse a superintendente Dóris Corona. 

Durante o mutirão a Prefeitura de Linhares contou com a participação voluntária de estudantes de Enfermagem de uma escola técnica e de uma faculdade particular da cidade. A vacinação para quem ainda não se imunizou continua nos 18 postos de saúde da sede além das unidades localizadas no interior do município. Os atendimentos serão realizados das 8 às 16h30min e é indispensável a apresentação do Cartão de Vacinação ou de um documento de identificação com foto. Linhares ainda não registrou nenhum caso da doença. 

VACINA

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra a Febre Amarela seja tomada duas vezes. Para crianças, uma dose aos nove meses e outra, aos 04 anos. Para adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos.