Escolas da Prefeitura oferecem cardápio especial para alunos com restrição alimentar

Sem lactose ou açucares, 0% glúten, feitos de arroz ou de soja. Alimentação adequada e segura para os mais de 160 alunos com necessidades nutricionais especiais é garantida pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, são 22 cardápios especialmente adaptados para cada tipo de restrição. O benefício está previsto no parágrafo 3º do artigo 15 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em Linhares, mais de 30 unidades de ensino da rede municipal participam do programa que têm à merenda escolar adaptada pela equipe de nutricionistas. 

Para receber a alimentação adaptada, os pais ou responsáveis pelo aluno devem apresentar um laudo médico na secretária da escola, que será encaminhado para o Centro de Distribuição e analisado pelos nutricionistas responsáveis pela adequação. Intolerância a lactose, alergias diversas, celíaco, além do diabetes, são algumas necessidades nutricionais atendidas pelo programa. "A alimentação saudável é um hábito que melhora a qualidade de vida do aluno dentro e fora da escola. Por isso, as unidades de ensino recebem produtos elaborados de acordo com a necessidade de cada um", explica Jussara Gonçalves, uma das nutricionistas do Centro de Distribuição. 

Os alimentos são entregues uma vez por mês nas escolas cadastradas. "A proposta é minimizar as possíveis reações causadas por uma dieta inadequada", complementa Sandra Favalessa, responsável pelo Centro de Distribuição de Merenda Escolar de Linhares. Os alimentos oferecidos nas escolas da rede municipal compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram a alimentação dos estudantes.

Nutricionistas

Para atender todas as unidades da rede municipal com tantas variedades e com uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) possui uma equipe de nutricionistas e uma coordenadora de alimentação e nutrição escolar. São esses profissionais que elaboram os cardápios, testam receitas, verificam quantidades e orientam as compras e preparação dos gêneros alimentícios.

Os nutricionistas também são responsáveis pela especificação de padrões de qualidade dos alimentos e das condições sanitárias das instalações, equipamentos e utensílios. Eles orientam quanto à importância e à necessidade de seguir as normas sanitárias vigentes para garantir a qualidade e a segurança alimentar em todo o processo da alimentação escolar.

A equipe integra a Diretoria de Alimentação e Nutrição Escolar, e o trabalho é feito em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entidade responsável por fiscalizar a aplicação do dinheiro repassado às escolas para a compra de gêneros alimentícios. Frequentemente, os conselheiros visitam as unidades escolares com o objetivo de verificar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar.