Procon de Linhares dá dicas sobre compras e trocas de presentes de Natal

O movimento nas ruas do Centro de Linhares aumentou nos últimos dias. O que significa que o comércio está movimentado com as compras de presentes de Natal. Mas você, consumidor, conhece seus direitos e o que fazer em determinadas situações?

O Procon de Linhares preparou algumas dicas e orientações para evitar dores de cabeça durante a procura pelo presente ideal e depois. Confira:

As formas de pagamento, juros e quantidade e os valores das prestações, devem estar visíveis para o consumidor

O fornecedor é obrigado a informar os juros no caso de parcelamento, conforme o artigo 52º do Código de Proteção e Defesa do Consumidor determina ainda que, no caso de outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá informar previamente o preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional; montante de juros de mora e da taxa efetiva anual de juros; acréscimos legalmente previstos;  número e periodicidade das prestações e  soma total a pagar, com e sem financiam.

O consumidor pode cancelar uma compra feita pela internet

Quando a aquisição de produto ocorrer fora do estabelecimento, como, por exemplo, na internet, o consumidor tem o prazo de sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato, para desistência. Os valores que foram pagos deverão ser devolvidos, de imediato e monetariamente atualizados, conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Produtos com defeito? O que fazer?

Quando um produto apresenta algum defeito dentro do prazo de garantia, o consumidor deverá encaminhá-lo ao estabelecimento onde foi realizada a compra, ao fabricante, ou à rede autorizada, de acordo com a escolha do consumidor. Caso o conserto não seja efetivado no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o consumidor poderá optar pela troca do produto, cancelamento da compra ou abatimento proporcional do preço, conforme dispõe o parágrafo primeiro do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.

Não gostei do produto após a compra em loja física. Posso cancelar a compra?

Não. Apesar de ter se tornado uma prática de mercado, os fornecedores não são obrigados a cancelar a compra de produtos que não apresentaram defeitos. O cancelamento de compras de produtos só é obrigatório quando for constatado, no prazo de garantia, que o produto adquirido apresentou defeito e após 30 dias o fornecedor não conseguiu saná-lo; se o produto for diferente do que foi especificado em sua embalagem; se não houver o cumprimento à oferta, como por exemplo, o não cumprimento do prazo de entrega. O consumidor só pode desistir da compra, caso o produto tiver sido adquirido através da internet, como explicado no tópico acima.

O que fazer quando as lojas não cumprem com a oferta anunciada?

Quando o fornecedor não entrega o produto, o entrega incompleto ou diferente, o consumidor poderá optar livremente por uma das alternativas previstas no artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor, que dispõe: exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;  rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Em casos de dúvidas ou problemas nas compras, os consumidores podem acionar o Procon de Linhares, que funciona na Avenida Augusto Calmon, nº 1117, no Centro, no antigo prédio da Câmara Municipal. Os telefones de lá são 3372-2129, 3372-1852.