Mais de 4 mil vagas na rede municipal de ensino linharense para o ano letivo de 2017

Na próxima semana, todas as unidades municipais de ensino de Linhares vão receber novas matrículas e transferências para o ano letivo de 2017. São 2.598 vagas destinadas à educação infantil e 1.882 para o ensino fundamental, totalizando 4.480 vagas disponíveis.

Nos dias 12 e 13 (segunda e terça-feira), as escolas vão realizar a efetivação de matrícula, que é a transferência de alunos já matriculados entre instituições da rede municipal, como é o caso dos alunos da educação infantil que vão para o 1º ano do ensino fundamental no ano que vem.

Já nos dias 15 e 16 (quinta e sexta-feira), as secretarias vão receber as matrículas novas, de alunos que não estão estudando na rede ou vieram de outras cidades. As vagas serão direcionadas a alunos que residem nas proximidades das unidades de ensino. As secretarias das escolas vão funcionar das 7 às 11h20 e das 13 às 17h20.

Lista de documentos para novas matrículas

· Cópia de Certidão de Nascimento;

· 01 foto 3×4;

· Cópia do Cartão de Vacinação atualizado;

· Cópia do Cartão do SUS;

· Cópia do CPF do responsável;

· Cópia do comprovante de residência em nome dos responsáveis do aluno ou apresentação do contrato de aluguel;

· Ficha de transferência/ relatório avaliativo na Educação Infantil;

· Histórico escolar/ficha descritiva/ficha de transferência do Ensino Fundamental;

· Cópia do Contra Cheque do responsável.

Não há necessidade de formação de filas dias antes

A Secretaria Municipal de Educação orienta pais e responsáveis que compareçam à escola mais próxima de sua residência apenas nos dias de matrícula. Há vagas suficientes para atender à demanda do município.

O ano letivo de 2016 começou com 269 vagas sobrando na rede municipal de ensino, mesmo após a formação de longas filas antes do período de matrículas, no fim de 2015.

"No ano passado, todas as pessoas que passaram noites nas filas para garantir vaga na escola mais próxima de sua casa foram atendidas já no primeiro dia de matrícula e ainda sobraram vagas", explica o Secretário de Educação, Sérgio Lopes.

Após receber denúncias de venda de espaço em filas para matrícula, a Secretaria Municipal de Educação notificou o Ministério Público do Estado do Espírito Santo. A expectativa é de que o órgão apure a prática ilegal no município.