Passeata marcará Dia D contra a dengue, zika e chikungunya em Linhares nesta sexta-feira (25)

O Dia D de combate à dengue, zika e chikungunya de Linhares em 2016 acontece nesta sexta-feira (25),  de acordo com as orientações do Ministério da saúde. A data será marcada por uma passeata de conscientização no centro da cidade. O movimento começa às 8h na praça Nestor Gomes e visa lembrar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti.

A população está convidada a participar da caminhada ao lado dos agentes de combate a endemias passando pelas ruas e avenidas Monsenhor Pedrinha, Augusto Calmon, Rufino de Carvalho e João Felipe Calmon.

Enquanto isso, as ações de combate desenvolvidas pela Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares recebem reforços para enfrentar o período chuvoso, que já começou, e o verão que se aproxima. Há monitoramento de pontos estratégicos a cada 15 dias e visitas domiciliares diariamente. Os balneários de Pontal do Ipiranga, que acabou de receber visitas dos Agentes, Regência e Povoação estão entre os principais alvos do trabalho no interior.

A Secretaria de Saúde alerta que é importante ficar atento aos sintomas como febre alta, dor de cabeça, vômitos e dor atrás dos olhos. O diagnóstico pode ser feito nas unidades de saúde do município.

Medidas de Combate à dengue:

– Não deixar água parada em pneus fora de uso;

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

– Não deixar a água parada nas calhas da residência;

– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada;

– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas fechadas;

– Vasilhas que servem para animais beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro – piscinas não utilizadas devem ser desativadas e permanecer sempre secas;

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo;

– Não descartar lixo em terrenos baldios e fazer furos nos latões de de lixo, para não reter água parada.