Equipe pedagógica da EMEF Efigênia Sizenando celebra leitura com apresentações teatrais no Farias

Os cerca de 200 alunos do turno matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Efigênia Sizenando, do distrito do Farias, tiveram uma surpresa na última sexta-feira (29). Celebrando o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, a equipe da EMEF encenou estórias famosas na literatura escolar.

Ocupando a Quadra Poliesportiva Arlinda Pissinatti Coutinho, as crianças mal piscavam observando as encenações de "Menina Bonita do Laço de Fita", livro de Ana Maria Machado, e "Simbad", personagem da coleção de contos árabes "As 1001 Noites", publicada por Antoine Galland.

A última peça do dia foi a que mais arrancou gargalhadas do público: "O Grande Rabanete", de Tatiana Belinky, que ensina a importância do trabalho em grupo, quando um "vovô" precisa de bastante ajuda para colher um rabanete maior que o esperado.

"Precisamos incentivar nossos alunos a ler. É por meio da leitura que eles terão acesso ao conhecimento", explica a diretora da EMEF, Anailde Lúcia Bitti Salazar. "A aprendizagem do aluno está diretamente ligada a isso".

Segundo a pedagoga da escola, Pétula Souza Cerqueira, o projeto precisou de semanas de ensaios para acontecer. "Pensamos em tudo durante uma de nossas reuniões de planejamento. Cada professor trouxe a sua ideia e tudo se encaixou para os ensaios", diz.

Thauane Rosário, de 13 anos, estuda no 7º ano e adorou a surpresa. "Achei muito legal! Com certeza estimula a leitura, porque é uma aula diferente que prende a nossa atenção", conta.