Eleições para escolha dos diretores da rede municipal de ensino acontecem no dia 27 de abril
No dia 27 de abril, 44 unidades da rede municipal de ensino vão ter eleições diretas para escolha de diretores escolares. Terão direito a voto pais; responsáveis; ou os próprios alunos, se maiores de 16 anos, devidamente matriculados; integrantes do magistério; e os demais servidores públicos em efetivo exercício na escola.
A votação estará aberta das 7 às 17h30 em todas as instituição de ensino municipais. Para votar, é necessário a apresentação de um documento de identificação com foto. O resultado final da votação será divulgado no dia 3 de maio e a posse dos diretores eleitos no dia 12 do mesmo mês. O mandado para o cargo de diretor é de dois anos.
Para se candidatar ao cargo de diretor escolar, professores e pedagogos interessados em disputar o pleito precisam de no mínimo dois anos lecionando na rede municipal de ensino, não ter processos administrativos, criminais ou sindicância, ter disponibilidade para assumir o cargo de 40 horas semanais entre outros atributos presentes em edital.
O vencedor do pleito precisa ter maioria simples dos votos. Se houver empate, o primeiro critério será o tempo de serviço na rede municipal de ensino, seguido por quantidade de cursos de formação e especialização, e por último, a idade.
Se houver candidato único na escola, ele precisa de 50% mais um para ser eleito. Se não houver candidato na escola, servidores da Secretaria Municipal de Educação vão à instituição saber se há interessados em participar do processo. Em caso negativo, a própria secretaria nomeia um diretor.
As eleições diretas para diretores escolares na rede municipal de Linhares acontecem desde 2009. Na visão do Secretário Municipal de Educação, Sérgio Lopes, as eleições trazem benefícios para a escola e para a comunidade. "Quem ganha com as eleições para a escolha dos diretores de cada escola é a própria escola. Isso é gestão democrática, que contribui para o desenvolvimento da educação, com a comunidade e os responsáveis pelos alunos participando diretamente da vida escolar", disse.