Programa de Controle da Tuberculose realiza ação de conscientização no NAPS

A equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose realizou uma ação de conscientização e diagnóstico da doença no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde – NAPS na manhã dessa quinta-feira (31). Numa tenda montada em frente à unidade, os profissionais de saúde tiraram dúvidas e fizeram a distribuição de panfletos educativos.

O objetivo foi conscientizar a população sobre os sintomas mais comuns da tuberculose, que são tosse prolongada, que dura mais de três semanas, desânimo, perda de peso, febre e suor noturno. O cidadão que apresentar esses sintomas pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua casa ou ir diretamente ao Naps. O tratamento é gratuito.

O evento contou ainda com exame gratuito de diagnóstico da doença. Depois de colhido material, o paciente espera apenas 2 dias até saber se tem ou não tuberculose.

"Basta nos procurar que damos toda a assistência. O tratamento dura seis meses e nós fazemos um acompanhamento junto aos agentes comunitários de saúde para que os pacientes sejam totalmente curados", explica a enfermeira do Programa de Controle da Tuberculose, Rilma Souza.