Câmeras de videomonitoramento começam a fiscalizar trânsito em Linhares

As câmeras da central de videomonitoramento de Linhares vão complementar a fiscalização de trânsito nas vias urbanas do município. A resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito, que entrou em vigor em junho de 2015, regulamenta a fiscalização por videomonitoramento.

Agora, os agentes de trânsito de Linhares poderão flagrar infrações, como uso do celular ao volante e falta do uso do cinto de segurança, através das telas da central. O município possui uma das centrais de videomonitoramento mais modernas do estado.

A sala conta com 10 telas de parede e mais 20 telas de mesa que exibem o que acontece nas ruas em alta definição e com zoom que permite visualização a mil metros de distância. As câmeras giram em 360º na horizontal e em 90º na vertical, o que permite ao operador ver tudo o que acontece na região em que a câmera está instalada.

"Nosso Município é muito grande em extensão territorial e temos bairros grandes. Muitas vezes, os condutores cometem infrações por que não tem um agente de trânsito por perto. Agora, estaremos de olho em tudo o que acontece em todos os pontos em que as câmeras estão instaladas", disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Edval Santana.

Educação no trânsito reduziu aplicação de multas

O trabalho de conscientização e humanização do trânsito realizado pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Linhares contribuiu para redução de 57% da aplicação de multas no município. O trânsito em Linhares foi municipalizado em novembro de 2013, ficando a cargo do Departamento Municipal de Trânsito, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Em 2014, as infrações mais flagradas pelos agentes e que resultaram em multas foram a falta do uso de cinto de segurança, estacionamento irregular e o uso do aparelho de celular com o veículo em movimento. Durante todo o ano de 2014, essas infrações lideravam o ranking mensal de multas. A falta do uso de cinto segurança, por exemplo, chegou a mais de 50% do total de multas aplicadas em alguns meses. No total, 7.688 multas foram aplicadas naquele ano.

Em 2015, os agentes de trânsito notificaram 3.339 infrações de janeiro a dezembro, mais de 4 mil multas a menos que no ano anterior. Segundo o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Edval Santana, a redução nas multas está associada a ações de educação no trânsito.