Governo do Estado fará pesquisa em bairros de Linhares para implantação do projeto Ocupação Social

O secretário estadual de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, esteve nessa terça-feira (16) em Linhares para apresentar o próximo passo para a implantação do projeto Ocupação Social. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, Nozinho Corrêa, e contou com a presença de secretários municipais além de representantes das Associações de Moradores dos bairros Interlagos e Aviso, onde a pesquisa será feita.

O projeto Ocupação Social tem como objetivo ampliar as ações que a Prefeitura promove para os jovens e, assim, diminuir os índices de criminalidade no Município. A Secretaria Estadual de Ações Estratégicas pretende ouvir mais de dois mil jovens dos bairros Interlagos e Aviso por meio de uma pesquisa que deve começar ainda no primeiro semestre deste ano.

"Temos dois bairros onde se concentra a maior quantidade de homicídios e vulnerabilidade social em Linhares, que são os bairros Interlagos e Aviso. A pesquisa vai nos permitir conhecer profundamente a realidade do bairro e dos jovens", esclarece Evaldo Martinelli, secretário de Estado de Ações Estratégicas.

Ainda de acordo com o secretário, nos outros Municípios em que já foi realizada a pesquisa, a maioria dos jovens afirmou querer voltar a estudar ou querer se qualificar para o mercado de trabalho.

"Nós temos ações de curto prazo e ações que visam mudar um quadro a longo prazo. Estamos firmando parcerias para levar cursos profissionalizantes para os jovens que estão fora da escola e estão sem trabalho algum. Pesquisas mostram que 90% dos jovens em vulnerabilidade têm vontade de voltar pra escola e 70% tem vontade de se profissionalizar para o mercado de trabalho, então nós vamos dar oportunidades imediatas para esses jovens", disse.

Estiveram presentes na reunião, além do prefeito Nozinho Corrêa, os secretários municipais de Segurança Pública e Defesa Social, Edival Santana; Assistência Social, Luzia Alvarenga; Sérgio Lopes, de Educação; e José Carlos Fiotot, de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.