Escolas municipais de Linhares retornam às aulas com vagas para alunos de 1 a 5 anos

Após disponibilizar 2.750 vagas para novas matrículas na Educação Infantil, a rede municipal de ensino de Linhares inicia o ano letivo nesta segunda-feira (15) com 269 vagas em aberto para esta fase escolar. São 7 vagas para alunos de 1 ano; 25, para crianças de 2 anos; para alunos de 3 anos, são 48; 108 vagas para alunos de 4 anos; e 81 para crianças de 5 anos.

Os pais ou responsáveis que se interessarem pelas vagas podem procurar o setor de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Nilo Peçanha, nº 82, bairro Shell. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3372-1917.

Ao todo, o ano letivo nas 111 escolas municipais linharenses começa com 25.456 alunos matriculados e estudando. Deste total, 8.861 estudam na Educação Infantil e 16.595 no Ensino Fundamental.

Ano letivo começa com novidades para alunos e professores

"Este ano nós vamos trabalhar para que a educação avance em qualidade", é o que afirma o secretário de Educação, Sérgio Lopes. "Estamos formando nossos professores e equipando ainda mais as nossas escolas para atendermos bem aos alunos. Temos os planos Nacional e Municipal de educação, que preveem o alcance de metas estabelecidas", completa.

Para este ano, a Educação Infantil terá monitores que vão auxiliar os professores nos cuidados com as crianças de 1 a 3 anos de idade. Sérgio Lopes explica que a medida cumpre um acordo com o Ministério Público.

"Os monitores de Educação Infantil estarão presentes em todos os Centros de Educação Infantil municipais e eles darão apoio direto aos professores. Com essa medida nós corrigimos a demanda de turma dobrada e ainda assim conseguimos ofertar mais de duas mil novas vagas na educação infantil. Um grande número de pessoas está sendo atendido", diz o secretário.

Outra novidade para este ano é o tempo estendido que os professores terão para planejar as aulas. Um terço da carga horária do turno de trabalho na escola de cada professor será destinado a planejamento. O novo modelo de trabalho já acontecia com os professores dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e será novidade para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e na educação infantil.

Enquanto os professores estiverem em planejamento, os alunos terão aula normalmente com outros professores que foram contratados para trabalhar com disciplinas de artes e múltiplas experiências.

E quem trabalha nas escolas também terá novas oportunidades de aprendizado. No fim de fevereiro, professores, coordenadores, pedagogos, monitores e estagiários poderão se inscrever em novas turmas dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. A expectativa é abrir 1.200 vagas de cursos de aperfeiçoamento.

Para março, a novidade programada levará mais tecnologia ao dia a dia escolar. Escolas de ensino fundamental receberão lousas digitais para proporcionar maior dinamismo às suas aulas.