Linhares sedia capacitação do Ministério Público a conselheiros tutelares do norte capixaba

A pedido da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Linhares, o Ministério Público do Espírito Santo enviou representante para tirar dúvidas dos novos conselheiros tutelares empossados recentemente. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Interlagos e reuniu profissionais de 6 municípios do norte do estado.

Josélia Santana, assistente social do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude – CAIJ, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, conversou com conselheiros de Linhares, Ibiraçu, Aracruz, João Neiva, Sooretama e Rio Bananal. Os profissionais debateram foi o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre como proceder em situações específicas de trabalho.

"Estamos estudando o Estatuto porque ele teve algumas mudanças e nós estamos nos atualizando. Tudo para atender à demanda do município da melhor maneira possível", explica Lucivânia Suave, conselheira tutelar de Linhares.

"Vamos ter contato com os conselheiros mais próximos, nos aperfeiçoar e ainda fazer um intercâmbio de experiências dentro dessa rede de trabalho", completou Lucivânia.

Para a Secretaria Municipal de Assistência Social, a capacitação traz consistência ao trabalho dos novos conselheiros. "O conselho busca, acompanha e trabalha pelas crianças e adolescentes. Enfrentam problemas como drogas, abandono e direitos violados e a demanda é muito grande! É um trabalho importante que precisa ser muito bem feito. Os conselheiros estão aqui aprendendo mais sobre o estatuto para agir completamente dentro da lei. Não é a toa que dobramos o número de conselheiros atendendo Linhares", explica a secretária de Assistência Social, Luzia Alvarenga.