Barragem emergencial ajuda a conter entrada de rejeitos de minério na Lagoa Nova

Desde que o Rio Doce começou a subir, na última quinta-feira (21), a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras, coordena a construção de uma nova barragem no canal que liga o rio à Lagoa Nova.

Trata-se da segunda barragem levantada no canal (a primeira não foi planejada para conter o rio). A estrutura, montada com pedras grandes trazidas de Colatina e selada com pedras pequenas e argila, tem, aproximadamente 50 metros de comprimento, 8 de largura e deve chegar a 6 metros de altura.

A iniciativa foi coordenada pela prefeitura e executada por empresa contratada pela Samarco. Máquinas trabalharam na obra dia e noite para conter a cheia do rio. A barragem é provisória, e deve ser retirada assim que a água do Rio Doce estiver própria para entrar na Lagoa Nova, como ocorre normalmente.

Primeira barragem foi construída para manter volume da lagoa

A barragem de concreto construída pelo Sindicato Rural em parceria com a Prefeitura de Linhares e produtores rurais da região foi planejada para manter o nível da lagoa, que vinha caindo nos últimos 6 anos. Sua estrutura, projetada em 2012, não tinha por objetivo impedir a entrada do Rio Doce na lagoa.

Ponte sobre canal chegou a ser interditada

O Departamento de Estradas de Rodagem, DER-ES, interditou a rodovia ES-248, que liga Linhares a Colatina, no sábado (23). A interdição aconteceu porque a ponte da Lagoa Nova teve sua estrutura danificada pela correnteza do Rio Doce.
No entanto, após vistoria técnica, o DER-ES liberou o trânsito no trecho nos dois sentidos, no modelo "pare e siga" na tarde do domingo (24). O órgão continua monitorando a ponte.