Linhares sedia reunião com secretários de Turismo para discutir mapa da região do Verde e das Águas

Lindos cenários que envolvem lagoas, praias, rios e mata atlântica. Por causa da exuberante natureza e de seu potencial turístico, Linhares é um dos municípios que integram a região do Verde e das Águas. Para discutir a atualização do mapa turístico do Espírito Santo, Linhares sediou um encontro entre a Secretaria de Estado do Turismo e representantes das secretarias municipais de Turismo de Linhares e região.

A Região do Verde e das Águas constitui um roteiro de extremas riquezas naturais que permitem ao turista conhecer um pouco da história do município e aproveitar suas praias, rios e lagoas. A equipe da Secretaria Estadual de Turismo está visitando as nove regiões turísticas do Estado para a realização de oficinas que passarão orientações e darão suporte às regionais para a atualização do mapa, atendendo a uma determinação do Ministério do Turismo que pretende atualizar o mapa turístico do Brasil.

O objetivo das oficinas é fazer reflexões se o formato da região turística está adequado e coerente, se o nome reflete a ideia da região como um todo e se existe algum município que se identifique mais com outra região e se deseja mudar.

O secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, informou que o estado vai promover uma oficina que vai discutir a realidade turística dos municípios. A oficina será realizada em Linhares no dia 18 de janeiro com a participação dos representantes dos municípios que fazem parte da região do Verde e das Águas: Linhares, Aracruz, Conceição da Barra, São Mateus, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.

"Essa ação faz com que os municípios planejem e trabalhem juntos no potencial turístico da região e se unam para investimentos e capacitação de recursos para a região", disse José Sales Filho.

O secretário de Turismo de Linhares, José Carlos Fiorot, acredita que a oficina vai fortalecer a região. "O município de Linhares tem potencial turístico e temos explorado isso. Ano passado, iniciamos o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo na Foz do Rio Doce. O suporte do Governo do Estado vai ser importante para fortalecermos e desenvolvermos  os representantes da região do Verde e das Águas", disse Fiorot.

Além do secretário linharense, estiveram presentes na reunião a gerente de Gestão de Turismo do Governo do Estado, Carolina Fávero de Souza; e os secretários de turismo de Ibiraçu, Lucas Falcão; Aracruz, Helder Tabosa Delfino; São Mateus, Andrea Blunck Salazar; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Saneamento e Habitação de Conceição da Barra, André Telbadi.