Praias de Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca são interditadas por conta de pluma de turbidez

Por precaução, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, declarou nesta quarta-feira (6), impróprias temporariamente as praias de Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca.

Monitorando a turbidez da água do mar na costa linharense desde a chegada da lama de rejeitos ao município, no dia 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente detectou mudança rápida nos níveis nos últimos dias.

Enquanto no dia 25 de dezembro, a turbidez do mar em Pontal do Ipiranga era de apenas 7 NTU (Unidades Nefelométricas de Turbidez) e no último domingo estava em 13, o índice chegou à marca de 130 NTU na manhã desta quarta-feira (6). O que indica que correntes marítimas e o vento predominantemente sul, levaram os rejeitos de minério do mar aberto para a costa.

"Até que as condições de tempo levem esse rejeito para longe da costa, por precaução, a Prefeitura de Linhares indica que as praias estão temporariamente impróprias para banho, esportes aquáticos, pesca e demais atividades de contato primário com a água. Assim que forem constatados parâmetros aceitáveis de balneabilidade, a prefeitura informará a população", explica o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Luciano Cabral.

Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca agora se juntam a Regência, Povoação e Comboios, que tem suas praias interditadas desde a chegada da lama de rejeitos. Placas avisando da interdição começarão a ser instaladas na região ainda nesta quinta-feira (7).

Veja vídeo que mostra claramente a pluma de turbidez na praia de Pontal do Ipiranga clicando AQUI.