Câmeras de videomonitoramento registraram mais de mil ocorrências de janeiro a novembro de 2015

Desde dezembro de 2014, quando 80 câmeras de videomonitoramento foram instaladas, Linhares conta com mais uma ferramenta para auxiliar a polícia a evitar e a elucidar crimes de diversas naturezas. Trata-se da Central de Videomonitoramento que funciona 24 horas por dia na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, no Centro.

No período de janeiro a novembro de 2015, o número total de ocorrências foi de 1.752. Desse total, 652 pessoas foram abordadas pela Polícia Militar após a visualização de alguma atitude suspeita por meio das câmeras. Os indicativos de dezembro ainda estão sendo contabilizados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e de Defesa Social.
Além das abordagens a suspeitos, as câmeras também flagraram agressões, uso ou tráfico de drogas, vandalismo, furtos e roubos, acidentes ou infração de trânsito, tentativa de homicídio e homicídio.

Por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, a Prefeitura de Linhares construiu uma das centrais de videomonitoramento mais modernas do estado. A sala conta com 10 telas de parede e mais 20 telas de mesa que exibem o que acontece nas ruas em alta definição e com zoom que permite visualização a mil metros de distância. As câmeras giram em 360º na horizontal e em 90º na vertical, o que permite ao operador ver tudo o que acontece na região em que a câmera está instalada.

As câmeras foram adquiridas por meio de um a parceria entre a Prefeitura de Linhares e o Governo do Estado. Os equipamentos funcionam via internet sem fio. "Atuamos para preservar o patrimônio público e, principalmente, para reforçar o trabalho das polícias militar e civil, além do Corpo de Bombeiros. Nosso foco é proporcionar maior sensação de segurança aos cidadãos linharenses", disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Edval Santana.